Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

terça-feira, 5 de agosto de 2008

Dia mundial da Saúde!

Olá queriidos,

Hoje é dia mundial da SAÚDE e nada melhor do que começar o dia correndo para dissolver o ácido láctico dos ante-braços, acumulado na escalada de ontem! Considero minha corridinha sagrada, pelo menos duas vezes por semana!

Muitos me perguntam sobre meu treino e minha alimentação, e digo que, resumindo, sou bem regradinha quanto à doces e frituras, não como até me empanturrar, me alimento de 3 em 3 horas, adoro (de verdade) uma saladinha regada com azeite e aceto balsâmico com salmão grelhado, mas não me privo de pizza, pão de queijo e carboidratos refinados quando dá vontade. Além disso, como meus chocolatinhos e coloco açucar (pouco) no cafezinho... Não uso adoçante.

Leio muito sobre alimentação e busco colocar em prática os conhecimentos sem muita nóia. Li também, em algum lugar, que este ano é considerado o ANO DA MUDANÇA segundo o horóscopo chinês. Coincidência ou não, ocorreram significativas mudanças na minha vida este ano. Entre elas, aboli a carne vermelha e a de frango. Só como peixe.

Alguns nutricionistas dizem que a carne vermelha contém creatina, substância importante para realização de movimentos de explosão, porém, não tenho sentido essa carência (mesmo porque tenho um estilo de escalada travado e uso explosão realmente quando não tenho outra alternativa.)

O meu crimezinho, tratando-se de estilo de vida saudável, resume-se à apreciação diária de vinho, que, vez ou outra, ultrapassa aquela 'uma taça diária' indicada. Outra escapadinha é a cerveja com os amigos após a escalada (como relaxante muscular, claro).
Na verdade, esse crime está mais grave nos últimos meses, não por comprometer a nossa saúde física, e sim, por gerar um considerável stress ao encarar o bafômetro depois dessa lei seca.

SEndo assim, o saudoso Chears! tem que ficar em casa ou os taxistas agradecem!

Sobre qualidade de vida, indico um livro muito bacana que além de alimentação saudável, ensina exercícios de postura chamado A FONTE DA JUVENTUDE, do Peter Kelder. Não sigo à regra nem metade dos ensinamentos, mas devorei o livro há alguns anos atrás e resgatei nele curas para dores lombares após a gravidez. Acredito ser uma rica fonte de informação sobre SAÙDE.

Falando em ensinamentos, vale a pena lembrar o conceito que diz: "Saúde é o completo bem estar físico, mental e social". E para ajudar neste processo, nada como dançar: Seja no carro, na cozinha, no quarto, no bar, na balada, na montanha, no violão, na batera, música também é saúde (algumas me deixam doente, na verdade, mas não sou de citar nomes, hehe).

Felizmente, são muitas as boas. Divido aqui hoje, um som que acabei de ouvir no carro que fez muito bem ao meu completo bem estar físico e mental - a cláaassica e intensa do Bruce Springsteen Dancing in the dark! (Meninas, tem uma versão 'não copiável' do you tube, onde o Bruce canta essa música nos anos 80...Que 'saúde'! hehe).
Aliás, é tanta saúde que em março deste ano, uma australiana (embrigada, tsc tsc) chegou a matar o marido (tsc tsc, pois ele não a deixou ouvir o CD do Bruce... Chocante, mas verdade. Ela, claro, foi condenada a 8 anos de prisão.
Assista aqui uma das razões deste surto feminino!

Aproveitem e cuidem-se!

beijo, Jan

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget