Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 4 de agosto de 2008

Acidente no K2 e no uso do Gri- Gri!

Um grupo de alpinistas que tentava escalar a montanha K-2, no Paquistão (a segunda maior montanha do planeta com 8.611m), foi surpreendido na última sexta feira, dia 1 de agosto, por uma avalanche a menos de 400 metros do cume. A avalanche deixou pelo menos sete mortos. Segundo a Associated Press, o número de vítimas pode chegar a nove, incluindo vítimas de outros acidentes separados, e ainda há outros cinco desaparecidos.

Helicópteros trabalham no resgate dos corpos e buscam sobreviventes.
Os mortos confirmados incluem três sul-coreanos, dois nepaleses e alpinistas da Sérvia, Noruega, Holanda e França.

Mais detalhes em:
http://www.everestnews.com/pak2008/k22008sadnews080620080101.htm


FAlando em acidente, mais uma vez vale lembrar o cuidado na hora da utilização do nosso querido amigo gri-gri... Apesar de ser uma 'mão na roda' na hora da segurança, antes a mão na roda literalmente, (de preferÊncia na corda, claro, como se estivesse usando um ATC) do que na trava do equipamento enquanto o parceiro escala. Isso pode gerar um belo acidente, ou no mínimo, queimar a mão do segurador, como mais uma vez, presenciei este final de semana na Pedra da Divisa.
O colega estava com uma das mãos apoiadas na trava quando o parceiro caiu (mais do que deveria, pois aparentemente, a mão apoiada liberou a trava). O segurador, com um reflexo rápido (felizmente) travou a corda na mão, sofrendo uma razoável arrancada de pele, mas segurando o parceiro...Ufa! Fiquem espertos!

Silêncio em respeito às vítimas fatais do acidente K2.

Jan

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget