Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

domingo, 7 de setembro de 2008

Competições, família e Marcel Proust!

Buenas Pessoal!

O circuito Brasileiro está indo para sua 3ª etapa que deve ocorrer em outubro, na cidade de Curitiba, Paraná. Enquanto isso, as competições nacionais ocorrem em todos os países organizados e estimulam novatos e profissionais a treinarem não só o corpitcho, como a mente.

Já falei aqui que, para competir e evoluir no esporte, é necessário um preparo mental de no mínimo 50 %, né?
Assistindo ao vídeo da 2ª etapa da Copa Espanhola, anexado a esta postagem, verificamos mais uma vez a experiência e confiança de Ramon Julian, mandando facilmente uma via de 8b+ francês.
(Com direito a um 'montéezinho', claro!)

'Ramonet' é um escalador/atleta perfeito, pois além de cuidar dos treinos com muita disciplina, (não beber nada de alcool, por exemplo), ele tem uma estrutura familiar muito forte, quase sempre acompanhado de perto, não só pela sua namorada, como por su 'madre' e su 'padre'.

Durante as participações no mundial, percebi ainda mais a importÂncia dessa estrutura familiar e emocional para o desempenho de um atleta.
A cada participação, fui conhecendo não só as feras do circuito mundial, como suas 'familys', cada qual com suas particularidades. Patxi Usobiaga na maioria das vezes sintonizado com sua namorada (muy fuerte) escaladora Irati Anda, acompanhado de sua irmã, cunhado, sobrinho e de seus animados pais. Só faltava cachorro e piriquito. Também me lembro da SAndrine Levet acompanhada de sua mãe na etapa de Penne, Itália, que acalmava a tristeza da filha por ter ficado em 2º lugar; DAvid Lama com seu pai e mãe bebendo 'todas', comemorando juntos após etapa na Eslovênia; o espanhól Edu Marin saudoso de sua namorada em Imst (reclamando que a Federação Espanhola não o deixava dormir com ela no quarto, por acharem que isso poderia comprometer seu desempenho,,, hahaha).

Logo, as competições me proporcionam não só a emoção de uma via on-sight, viagens a lugares incomuns, como o contato mais próximo com seres humanos fantásticos, que vencem, perdem e aprendem a sorrir após a perda.
São experiências únicas, recheadas de encantamentos, frustrações, superações, dedicação e muito carinho envolvido!

Seguindo essa 'vibe', as 'compes' continuam e nos envolvem. Aos pouquinhos movimentam e reciclam a comunidade. Sobre o calendário aqui no Brasil, tivemos ontem na Adventure Sports Fair, um festival para crianças. Acredito que esta é uma das ações de incentivo à prática mais promissoras, pois desde cedo ensinam o indivíduo a lidar com perdas, a sentir o gosto pelo desafio, a ser perseverantes, não ter medo da exposição, valorizando a conquista após alguns tombos! E tombos na prática do boulder não faltam!!!

Neste caso, cito um pensamento de Marcel Proust - pra quem não sabe, ele não é atleta, nem parente do corredor de Fórmula 1 Allan Proust... hahahaha!!!
É um pensador magnífico, que me foi apresentado por minha mãe há alguns anos atrás, criador de frases que são verdadeiras leituras da alma para todos os campos da vida!: "A felicidade é salutar para os corpos, mas é o desgosto que desenvolve as forças do espírito."

Ainda este final de semana, aconteceu também o tradicinal evento ROCK MASTER, em Arco, na Itália, competição onde são convidados somente os melhores escaladores do mundo.
Em dificuldade, o espanhól Patxi venceu no masculino, e a Austríaca Johanna Ernst no feminino.
Em Boulder, os astríacos Kilian Fishubber e Katharina Saurwein faturaram no masculino e feminino, respectivamente.

E o Venezuelano Manuel Escobar mostrou mais uma vez sua rapidez em velocidade no masculino, trazendo o primeiro lugar para a América do Sul!

Os resultados completos com fotos podem ser conferidos em:
http://www.digitalrock.de/2008/08_arco/_

No próximo final de semana acontece mais uma etapa da Copa do Mundo em Bern, Suiça.
Torcida brasileira pelo Felipinho que estará lá de corpo e alma com muita garra como sempre. Após o desgosto saboreado por ele em Sidney, o sonho continua!
Boa sorte Garoto!

Para ilustrar, confira o vídeo da Copa Espanhola, realizada na cidade de Oviedo, com sonzera do Groove Armada!!!

Um comentário:

Yuri disse...

Oi Janine!
Meu nome é Yuri e comecei a escalar faz pouco tempo mas com certeza a pedra já faz parte da minha vida! Meu marido, o Cláudio Brisighello, me apresentou o seu blog e estou adorando ler seus posts, muito obrigada por compartilhar sua longa experiência com as paredes. :-)
Gostaria de perguntar também se eu poderia fazer um link para o seu blog do meu (lojinhadeescalada.blogspot.com).
E parabéns pelo seu trabalho!
Um beijão!
Yuri

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget