Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

quarta-feira, 17 de setembro de 2008

Escalada e trabalho juntos! Força e resistência também!

Olá!
A pedido de uma nova colega do Rio de Janeiro, falarei um pouco sobre treinamento.

Andrezza! Primeiramente, muito obrigada pelo seu comentário no meu último post! Antes de falar sobre força X resitÊncia, dou meu conselho sobre sua questão profissional. Após todos esses anos de escalada, sempre apaixonada pela prática como você, não apenas digo, como GRITO: "não deixe seu trabalho de forma alguma". Se você já tem uma carreira engatilhada, programe-se para se dedicar ao seu trabalho e elabore um cronograma de treinamento que possa ser encaixado nas suas horas e dias livres.

Infelizmente no Brasil e na maioria dos países do mundo, é muito difícil viver de escalada, mesmo sendo o melhor. Na Europa e EUA por exemplo, as confederações conseguem bancar os 5 primeiros melhores atletas para os representarem. Porém, como todo mundo sabe, aqui 'in Brazil' ainda temos muitas dificuldades e não chegamos a esse ponto.

Por isso, divida seu tempo. Eu sou jornalista e ralo pra conseguir meus trabalhos. Já fiz de tudo um pouco na área de comunicação e tive uma filha, outro tipo de trabalho e dedicação também. Dediquei muito tempo ao ginásio de escalada Casa de Pedra em São Paulo, buscando ver o esporte crescer, assim como você, por amor. Porém, mesmo com meus títulos, ainda não tenho apoio suficiente para bancar totalmente meu sonho. Ser atleta não é um trabalho reconhecido, muito menos duradouro.

Por outro lado, escalar por puro tesão pode ser pra vida toda. E buscar o nosso limite também!
Por isso, faça por paixão, e muna-se financeiramente para viver isso ao lado de pessoas que valorizem esses momentos! Além de escalar, você terá condições de conhecer lugares maravilhosos!

Quanto aos treinos, cada um deve levar em consideração a sua rotina individual e horas de trabalho, adaptando a escalada a ela. Eu sempre fiz isso com minha filha, faculdade e trabalhos. Se você conseguir manter um trabalho com horários flexíveis, melhor ainda. Mas priorize a estabilidade, já que você ainda não tem filhos!

Eis um formato de treino que funciona bem atualmente comigo e me permite trabalhar também (NAO SE ESQUEÇA QUE ALIMENTAÇÃO E MANUTENÇÃO DO PESO É FUNDAMENTAL. Falarei sobre isso futuramente).

- No caso de evolução para competições, é imprescindível a especificidade. Então, escale muito no ginásio durante a semana, e vá pra rocha se possível no final de semana. Não repita o mesmo treino em dois dias seguidos. Alterne força-resistência com resistência.

- Se vc acha que o que limita sua evolução em uma via, é a realização dos movimentos isolados, faça mais boulders e treinos de força, e menos volume.

- Os dias dos meus treinos variam conforme minha rotina de mãe e trabalho, mas no geral faço o seguinte: (Adaptei um treino passado pela Maja Vidmar, slovena campeã do mundo em 2007).

2ª feira: corrida, musculação e/ou fisioterapia compensatória (peitoral, ombro, triceps, tensão corporal0. duração: 1,5 hora em média.

3ª feira: treino de força resistência - vias de 30 a 40 movimentos, no meu limite, com movimentos longos, pés altos, sem muita chance de descanso. Finalizo com movimentos mais fáceis, em agarras maiores, mas que estimulem potência. Duração: mínimo de 2 horas, considerando-se que vc divide sua escalada com um parceiro nas vias e finaliza em travessias de 40 movimentos em agarras maiores.

4ª feira
: resitência pura - volume. Muita travessia - 60 a 70 movimentos sem parar - 4 diferentes, com 3 - 5 minutos de descanso. Use esparadrapo da forma correta, abraçando o dedo inteiro sem fechar as articulações. Existe uma forma de colocação em que o esparadrapo não sai durante o treino, em X. Veja se algum colega por perto sabe ensinar esta 'técnica'. Depois, descanse uns 20 minutos e repita novamente. Duração: em média 2 horas (sem parada para muita social... hehe).

5ª feira: Corrida e treino compensatório.

6ª feira: Treino de força resistÊncia novamente... priorizando vias on-sight

Sábado:
se for pra rocha, escale e divirta-se. Se escalar indoor, faça muitas vias na sequência. Futuramente, indico um treino de pirâmide.

Domingo:
Se não for escalar, aproveite para descansar ou escalar boulders. Depende da fase. Se você for escalar em rocha, defina algumas vias para se divertir ou se estiver com a cabeça boa, para tentar vias no seu limite.

Lembre-se que existirão altos e baixos, não só denunciados pelo ciclo de treinamento no seu corpo, como desafios impostos pela vida que podem interferir no seu físico também! Respeite e interprete você mesma!

Aí vai a clááássica soul-funk "Respect your self" - ao vivo em 1972 (ahaha, eu não era nem nascida... Adorei!)


Outra opção divertida é conferir o trailer de um dos filmes de animação mais aguardados do festival de montanha. Mó barato!! Pode ser visto no You Tube copiando o link abaixo:
http://br.youtube.com/watch?v=92-v943x61k (desisti de tentar colocar o link direto, não entra mesmo!) :-0

Bons treinos a todos!!!

2 comentários:

DEZZA disse...

Olá!!! Antes de mais nada gostaria de agradecer por ter me respondido!

Fiquei muito feliz quando abri o seu blog hoje pela manhã e lá estava seu post sobre o que havia te pedido.
Sinceramente, meus olhos encheram d’agua, porque estou vivendo um momento de muitas dúvidas em relação ao meu trabalho, sendo que a única certeza é a vontade de escalar cada vez mais e mais...(EU AMO ESCALAR!!!!)

É como você disse: cabeça no lugar e não deixar meu trabalho( é que ultimamente tem acontecido algumas coisas ruins. Mais isso com certeza acontece em qualquer trabalho, eu sei disso, nem sempre são só maravilhas, e olha que eu gosto de trabalhar hein rsrsrsr).

Porém é através do nosso trabalho que temos condições de conhecer os lugares mais lindos e desejados!!!!

Em relação a dividir meu tempo, realmente preciso fazer isso melhor. Atualmente tenho treinado no muro segunda e quarta mais não estou fazendo nenhuma atividade complementar. Com certeza esse cronograma que você passou será de grande valia para me direcionar e focar meus objetivos.

Você é uma pessoa que quero muito conhecer pessoalmente, pois tenho muita admiração por tudo que conquistou e pela simpatia é claro.

Obrigada!!!! E espero manter contato sempre com você.



Um grande beijo e muitas escladas!!!!!

Andrezza

Lavreh disse...

Olá Janine!

Primeiramente meus parabéns pelo blog, e principalmente pelas suas conquistas no esporte.

Estou realizando alguns estudos sobre treino de musculação para escaladores, particularmente utilizado para compensação como você... Por isso, se possível, gostaria que me passasse algumas informações como exercícios realizados, séries e repetições.
[]'s

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget