Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

sábado, 24 de janeiro de 2009

'Momentuns' & compes...


Sisters and Brothers!

Continuo na 'onda' dos temas publicados nos dois últimos 'posts' sobre re-inícios, ciclos, Obama, política, crises, conquistas e eventos da 'escalada'!
Logo, esse aqui não deixa de ser uma continuação dos capítulos anteriores....

Ainda que cansados da instabilidade econômica e do corre-corre do dia-a-dia, é sempre tempo de reviver momentos que proporcionam plenitude!

Exatamente nesse final de semana, é tempo de acompanhar algumas feras dos EUA no Campeonato SCS Nacional que acontece no Ginásio 'Momentum', na cidade de Salt Lake City, Utah.

O SCS é um aberto de escalada que acontece hoje (24) e amanhã(25), nas modalidades velocidade e dificuldade, e conta com a participação dos melhores escaladores dos EUA (parece que Sharma, Emily Harrigton, e tchurma ...).

Mais informações e resultados através do site oficial do evento http://www.scsnationals.org/sponsors/index.htm

O evento tem patrocínio de marcas como North Face, Climbing Magazine, Metolius, Clif Bar, La Sportiva, Vibram e Pyramide, e rola nos mesmos dias da edição invernal da feira de esportes outdoor que acontece em Salt Lake City.

'MOMENTUM'... tá aí mais uma bela 'sacada' de nome para um ginásio de escalada! AFinal de contas, cada momento vivido é um flash valioso durante qualquer escalada, não é mesmo?

Momentum é um ginásio de escalada recém-inaugurado na cidade de Salt Lake City, que segundo seus frequentadores, é um dos maiores e mais bem equipados dos EUA. Eis o site: www.momentumclimbing.com

Aproveitando a 'onda' de campeonatos, o Máster de Pucon 2009, evento de boulder patrocinado pela North Face que aconteceria nos dias 6 e 7 de fevereiro na cidade de `Pucon no Chile, foi transferido para os dias 5 e 6 de março, para a cidade de SAntiago.

SEgundo um de seus organizadores, o escalador chileno Diego Tapia, a razão da mudança é de " fuerza mayor, con permisos no otorgados por el municipio, y por la crisis economica que afecta el financiamiento de un evento de esta envergadura."

SE até o futebol tem entrado nesse giro maluco da roda gigante econômica, que dirá a escalada!

Mesmo assim, felizmente e ao que tudo indica, o evento acontecerá adequando-se à realidade do 'momentum'... hahaha!

Nesse ciclo evolutivo (afinal, essa crise não deixa de ser uma evolução das investidas econômicas...), os escaladores e esportistas sentem a pressão profissional e financeira refletindo-se no dia-a-dia...

Mesmo com a perspectiva de que o Brasil não será tão afetado economicamente, alguns expressam preocupação no fim do dia. Uns com medo do risco desemprego, outros desanimados pela jornada excessiva de trabalho...

Muitos manifestam ainda tal pressão deixando temporariamente de lado alguns prazeres que envolvem amigos e esportes em nome de um futuro mais sólido.

SEja qual for a escolha, aceitar essa realidade com maturidade é mais uma conquista.
Justamente por tudo isso, poder praticar um esporte e estar entre amigos é um momento abençoado!

Valorizando e agradecendo, estávamos nós essa semana na Casa de Pedra, em mais uma noite de treino, recomeçando um ciclo... Ou tentando... hehe!

Alguns com olheiras, expressões de cansaço físico e mental lutavam com o desejo de escalar mais um desafio, buscando energia sabe-se lá de onde para realizar um boulder difícil após os exageros de final de ano...

O ciclo da vida não é invertido como 'sonha' o filme "O curioso caso de Benjamin Button" (maravilhoso por sinal, com o cansaço manifestando-se de alguma forma no personagem... Assistam!)

Mesmo assim, estávamos lá, rindo de nós mesmos, felizes por acompanhar a 'onda' da vida e nela conseguir deslizaaaar!

Muitos brasileiros organizaram-se para desfrutar de lugares maravilhosos como o Valle Encantado... point que todo escalador merece conhecer um dia na vida! (vídeos quentes do local no blog do brasileiro Luciano Fernandes - www.blogdescalada.blogspot.com).

Já para os brazucas de volta ao pique profissional e aos treinos indoor nesse começo de ano, não é que o ciclo rendeu dia desses lá na Casa de Pedra?
Aos trancos e barrancos, realizamos todos os boulders vermelhos (intermediários) e, posteriormente, todos os verdes (avançados).

NO meu caso, seguir o pique dos 'meninos' participantes deste treino ainda é viável ... Veja bem! Meninos e meninas de alma que buscam no esporte um momento sadio de descontração! E que assim seja com 80 anos! hehe

Felizmente, podemos desfrutar de momentos de relaxamento mental e físico através dos aspectos físicos, cognitivos, psicológicos e sociais que a escalada oferece!
... Isso que é irmã de jornada hein!?

Realizados, todos fomos para casa!
Agora sim, realmente cansados, mas com um verdadeiro sorriso no rosto!

DAqui para frente, desafio para mim será acompanhar a evolução do treino dessa turma e realizar os boulders mais avançados que os monstrinhos devem estar mandando em breve!
Quiçá!

De qualquer forma, o grande barato é sentir prazer durante a prática e lembrar dela através das dores físicas do dia seguinte! Tudo faz parte!

Nada que uma corridinha de 40 minutos não dilua! E assim, o ciclo continua!

E vambora de 'The Nixons', que eu adoro, para sonorizar bem a 'onda' desta semana ...
Cimbing... Sister - The Nixons

"I see you, I feel you
Eu a vejo, eu a sinto
When I close my eyes
Quando eu fecho meus olhos
I see walking there...
Eu a vejo andar lá...
I see you dancing in my mind
Eu a vejo dançando em minha mente"
(Estrofe final da música 'Sister')



Bons treinos, conquistas e descobertas a todos!

Um comentário:

DEZZA disse...

Olá Janine... td bem? falando em re-inícios este ano tenho 2 objetivos: focar meus treinos para o Campeonato Estadual do RJ e para o campeonato mineiro tb que tem q primeira etapa acontecendo dia 8 de fevereiro. Tenho seguido aquele treinamento que vc me passou e tem sido bastante eficiente. Espero que esse ano eu tb possa escalar mto mais ... escalar escalar e escalar... esse é meu principal objetivo!!!! Comprometimento e mto alegria. bjos

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget