Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

sexta-feira, 9 de janeiro de 2009

Mushing



Alguém aí já praticou "Mushing"?

No site da Desnível, podemos acompanhar um prova chamada 'Pirena', que envolve justamente essa modalidade...

Mushing: Trenó puxado por cães. Nos dias de hoje, consiste em um ou mais cães puxando um trenó, triciclo, kart, homem sobre esquis, bicicleta, ou puxando o homem a pé.

Na realidade, para explicar sua origem, podemos retroceder até 1925, quando houve uma enorme epidemia de difteria em 'Nome', no Alaska. As condições climáticas brutas dificultavam a comunicação, impedindo que o antídoto chegasse até ao local. Assim, foram utilizados trenós e cães que viajaram sob 40º C negativos, tendo 22 homens e mais de 100 cães percorrendo cerca de 1600km em cinco dias e meio.

Balto, nome do cão que liderou a equipe na época, demonstrou persistência, resistência, fidelidade e inteligência, qualidades que todos os mushers procuram nos seus cães.

Atualmemte, existe até federação da modalidade e provas mundiais. A prova de 2009 chamada Pirena, ocorre na região dos Pireneus, partindo de Zaragoza em 17 de janeiro e chegando em Molina, no dia 31.

Os cãeszinhos terão 15 dias de muita corrrida e ralação na neve - Uma espécie de corrida de aventura canina, com 34 equipes inscritas...13 da Espanha, 4 da Alemanha, 3 da República Tcheca, 2 da Noruega e 1 da Suiça, Escócia, França e Eslováquia. A organização da prova agradece a abundância de neve nessa temporada! Mais detalhes em: www.desnivel.com

A princípio, fiquei com uma certa pena dos animais...
Posteriormente, acompanhando os trâmites da prova e as fotos dos animais com uma expressão feliz, percebi que eles divertem-se horrores nessas provas, aprendendo a superar limites também e mantendo uma relação social ativa!
Se forem preparados para isso, nada como equilibrar os aspectos cognitivos, físicos, psicólogicos e sociais através de esporte!

Pirena - Grande Prêmio Affinity Advance, é uma das competições mais exigentes do Panorama Mundial de Mushing, pontuando para a Copa do Mundo. As outras provas da modalidade acontecerão este ano em paraísos naturais do Alaska, Canadá e Colorado.

Aqui no Brasil, nunca acompanhei tal prática, talvez, devido ao clima quente que judiaria muito dos 'perritos'... Ainda bem!

Bom... se até o clubes de futebol entraram na dança da crise, o que dizer sobre manter uma federação brasileira de mushing...AFFF!

Nessa onda canina, impossível não lembrar do filme 'Marley e eu', que ainda está em cartaz nos cinemas brasileiros! Vale a pena assistir!
E para mulheres, principalmente, faz chorar!

Um ponto positivo do filme é que minha 'golden retriever' tornou-se um anjo ao comparar suas 'artes' às do personagem principal da produção...
Subir no sofá com as patas sujas da terra do jardim, por exemplo, tornou-se uma ação totalmente tolerável! Nada que um lençol protegendo o tecido não resolva.

Tudo bem que comer minha carteira com todos meus documentos quase equiparou-se às sandices do Marley... O 'Poupa Tempo' acalmou minha ira na época... E no final de tudo, muita risada do RG comido e do couro da carteira 'evacuado' por ela!

Quanto à adaptá-la ao esporte, até pouco tempo atrás uma volta no Ibirapuera transformava sua raça canina em uma espécie de anfíbio ou réptil, com as patas abertas e a barriga em contato com o solo... Imóvel, claro!
Parecia até que estava fazendo uma espécie de saudação ao sol!
Outro dia, por pouco não pedi ajuda para carregar a criatura de volta ao carro!

Porém, como um animal sedentário não combina comigo, ela já está em treinamento para não arriar mais durante uma simples corridinha...

(Olha aí o trailer do filme que ainda está em cartaz nos cinemas)


Muita saúde, paz, amor e realizações a todas as raças!

beijos

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget