Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 9 de fevereiro de 2009

Parque dos dinossauros e Seletiva juvenil


Eaí galera!

Os resultados completos da seletiva juvenil já podem ser conferidos no site alta-montanha, na matéria 'O futuro já começou'.

Como já era de se esperar, Felipinho Camargo esteve presente, garantiu o primeiro lugar e a vaga para Valence no masculino junior. Ana Shaw, minha grande companheira nas emoções do campeonato centro-sulamericano levou o ouro no feminino junior!
Parabéns Piku e Aninha!!!! Kamon sempre!!!
Resultados das categorias juvenil A, B e junior, e relatos sobre a seletiva acesse: www.altamontanha.com

Enquanto isso, fui conhecer a via Parque dos Dinossauros na bundinha do Baú!!!

O convite veio do amigo Bernardo Collares que disse: 'Bora pra Parque, e depois emendar na Marvada Bunda Jan?!'... Após negociações, combinamos:'Te guio nelas e no dia seguinte é a minha vez de sofrer na esportivas!'

Tratando-se dessas vias com um parceiro de cordada com fama de fominha para guiar, fiquei bem tranquila!

O Ber manda muuuuito. Eu escalei sempre de segundo, sabendo que, neste caso, o que mais me esperava seria pressão de pé e bastante técnica... (E boas desentaladas de nuts e friends, com direito a 'nut' direto na testa em uma das sacadas... rsrsr)...

Ir de passageira é realmente um luxo. A via é linda, com 4 cordadas e várias colocações em móvel.
A última cordada, a meu ver, é a mais casca...Uns lances esquisitos em uma fenda aberta, sem proteção fixa... Afff... TEm que ser macho pra guiar!
Parabéns ao Bernardo pela guiada e pelo Reinaldinho pela abertura! Muito bacana!

Após a bela via, fizemos a 'p'x$%@¨&' dos rápeis (definitivamente não corro o risco de ser rapeleira)...

No quesito segurança, essa é a hora em que mais fico ligada. Percebi que meu experiente companheiro também redobra os cuidados nesse momento, quando vi o back-up de cordim na mão que controla o rapél!

Eu já havia visto a utilização do cordim por outros escaladores, mas nunca havia experimentado.
"Uso isso há mais de 10 anos", disse o amigo Dinossauro!

Então, analisei melhor a mecânica do cordim preso à corda e utilizei nos 3 rapéis seguintes! 'Que confooooorto!' Adorei e abracei a técnica a partir deste final de semana também.

Conversando trilha abaixo, o Bernardo falou sobre alguns acidentes durante rapéis, nos quais, se o praticante estivesse usando esse back-up, provavelmente não teria caído.
Enfim, estamos sempre aprendendo... Mesmo os dinossauros!

Segundo Bernardo, a 'Parque' é mais adrenalizante do que a via 'Marvada Bunda'... Então, após nossa escalada, fiquei super a fim de emendar na Marvada.

Fizemos a primeira cordada da Marvada super rápido, apreciando não mais um céu azul e sim, uma forte chuva atrás da Ana Chata que parecia chegar rápido!

Então, rapelamos e ligamos o 'toca toca ' na trilha para chegarmos secos no carro.
Encontramos no caminho de volta um trio de escaladores que avistamos durante nossa escalada, que faziam a via 'Lixeiros' na Ana Chata. A turma também fugia do toró, que no final das contas (seguindo a 'lei de murphy') desviou de nós e do imponente Baú.

O cansaço físico geral gerado por esse tipo de escalada sem dúvida me afeta mais do que meus treinos indoor, pois envolve caminhada com mochila e uma escaladora predominantemente esportiva, apaixonada por negativos.

Justamente por estar muito acostumada em me puxar nos braços, mesmo possuindo técnica, fico tendenciosa a usar mais força do que necessário em vias onde eu deveira focar mais nas pernas e pés...

Sendo assim, mesmo em uma via predominantemente técnica como a PArque, usei bem os braços durante a escalada para não correr risco de cair e sofrer qualquer pêndulo.

Por tudo isso, no dia seguinte, as vias esportivas receberam uma 'Janine' mais interessada em mergulhar os pézitos em uma Cachoeira gelada do que em apertar e fazer força! Rsrsrs...

Após o descanso nesse início de semana da balzaquiana aqui, a pressão e os treinos continuam na Casa de Pedra, focada no World Games em julho na China e nas possíveis escaladas por lá!

VAleu a todos os amigos presentes no fds!

Acima, foto no fim da via: eu e Bernardo... um Dinossauro de respeito!

Ótimas aventuras com muita paz!

2 comentários:

Alvaro Alvares disse...

Muito legal, nada melhor que um fominha de guiadas na parede para nós do esportivo.

Hilton ! disse...

Hola Janine!!!

Esse lance de fazer o back up no rapel é realmente uma super segurança... Principalmente nas vias mais longas, onde temos que fazer diversos rapéis quando estamos mais cansados e desatentos...

Show a escalada "doceis"!

Abrazos!

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget