Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 30 de março de 2009

'Proudest monkey' e circuito mundial...

Olás!

Começarei falando sobre amigos neste 'post', já que um dos que eu mais admiro mandou boas novas esta semana aos seus...

Pablo Scorza, fisioterapeuta que há 7 anos tratou minha única lesão grave de dedo (gerada por esforço repetitivo na escalada), acabou de concluir mais um período de meditação Vipassana ao lado de sua mulher Daiana.

Suas técnicas fisioterápicas unidas na Biomecânica Funcional me conquistaram logo no início, não somente pela cura rápida da dor, como por toda a filosofia que envolve seus praticantes.

Após essa afinidade, nunca mais deixei de fazer exercícios com elásticos para postura, auto-manipulação, alongamento na bola, entre outras coisinhas...

Eu gostaria de dividir com vocês um trechinho de seu e-mail, falando sobre mais essa experiência de auto-conhecimento e evolução espiritual vivenciada por eles:
..." o processo tem uma eficácia impressionante sobre nossa mente, nossos hábitos e nossas raízes com a ignorante identificação do ego...
Depois dos 4 meses na Ìndia com a experiência de conhecermos pessoalmente diferentes gurus e seres considerados iluminados, assim como nosso primeiro contacto com essa técnica maravilhosa desenvolvida por Buda em seu processo de liberação do sofrimento, nos sentíamos muito mais leves e preparados para voltarmos à vida cotidiana ocidental, mantendo a consciência de nossas sensações e falsas identificações com imagens criadas pela mente ignorante e auto-centrada...
Mas, durante esse curso, ficou claro o quanto de negatividade já tinhamos adquiridos em apenas dois meses aqui na Espanha, quantas aversões e quantos apegos... quantas ilusões..."

SEgundo ele, existe um centro de meditação Vipassana no Rio de Janeiro, onde pode-se vivenciar um pouco dessa maravilhosa viagem interna.

Aproveito para citar um trecho do início do livro "Trópico de Capricórnio", de Henry Miller, onde sem dúvida "Miller destruiu de uma vez por todas,
os PRÓPRIOS alicerces da hipocrisia humana"...
Não é magnífico?

A palavra 'Trópico'
significa 'volta' em grego... Por isso, eu diria que esta obra é uma 'volta' interna muito bem externada pelo autor, já em 1968...

"Só existe uma grande aventura e essa é para dentro do próprio eu. Para essa não importa tempo, nem espaço, nem mesmo feitos."

Também em evolução e continuando seu trabalho, temos boas novas do amigo Igor Epof, que agora está em Mali, África, unindo o lado profissional com as escaladas locais. Para isso, o escalador brasileiro continua interagindo e conhecendo as comunidades e povos por onde passa, escalando atualmente com os negros moradores da região.

Segundo ele, existe a 20 minutos de BAmako, Mali, um arenito de qualidade, com direito a arco de rocha, com muito potencial: "Hoje fizemos a primeira ascensão de uma fenda, com direito a furadeira e chapeletas 12mm na parada."
Mas segundo o nosso 'brothinho', coloquemos "mais água no feijão", que logo mais ele tá na área!

SAindo da África e indo para a Ásia, inicia-se este mês o circuito mundial de boulder, que terá sua primeira etapa nos dias 11 e 12 de abril na cidade de KAZA, Japão. CAlendário completo em:
http://www.ifsc-climbing.org

O site da Federação Internacional destacado acima traz ainda notícias sobre convenções e esforços realizados recentemente pelo presidente Marco Scolaris em pró do cenário da escalada esportiva no mundo. Desde sempre, desejo muita pressão e boas vibraçoes para esse presidente!!! hehehe

FAlando sobre boulder, amigos e pressão na escalada esportiva, gostaria de citar uma realização do escalador Jean Ouriques, amigo mineiro que também possui um blog pessoal: http://jeanouriques.blogspot.com.

Confiram lá, pois além de Jean contar sobre sua cadena do boulder Sussuarana, um V12 em Conceição do Mato Dentro, o blog traz essa semana uma notícia bem bacana sobre memorização para escalada, e oferece dicas musicais de qualidade!

Pra completar, assim como eu, o mineirinho também tem Dave Matthews Band como uma das suas bandas favoritas...

SEndo assim, dando continuidade a essa boa 'cadena', indico mais uma música desta banda, que começou sua carreira musical em 1991 e marca a minha vida de escaladora desde 1994.

Música do álbum de 1996 Crash...(o solinho de guitarra lá pelos 4' 25'' vale a pena!)

..."But now I am the proudest monkey you've ever seen...
Monkey see, monkey do".


Para quem quiser algo mais agitado esse final de semana e não tiver nenhuma trip marcada, o Skol Sensation é um evento que pode render muito suor!!
Dia 4 de abril, no pavilhão do Anhembi em São Paulo...
Pra se acabaaar!


Boas vibrações a todos!!!

2 comentários:

Alvaro Alvares disse...

Participe também: "Campanha em Defesa da Obrigatoriedade do Diploma de Jornalismo"
http://www.fenaj.org.br/diploma/folder_campanha_diploma_2009.jpg
Abraço

Jean Ouriques disse...

Olá Jan!

Como sempre textos muito bons!
E agora eu apareço entre eles...obrigado por essa honra!

boas cadenas!

Jean

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget