Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 13 de abril de 2009

'Santa'Escalada em São Bento...

Olás!

O feriado de Páscoa rendeu, além de patinhas de coelho desenhadas com fubá e ovos de chocolate para a minha filhota, a minha estréia na Pedra da ANA CHATA, em São Bento do SApucaí!

Pois é!
Após 16 anos escalando, muitos deles vividos ali pertinho na Pedra do Baú, ainda não tinha tocado minhas mãozinhas na rocha aderente e gostosa da Ana Chata!

Minha primeira escalada rumo ao seu cume foi neste último sábado, pela via 'Justiçeiros', 6º sup de 3 cordadas, sendo que a última delas conta com um negativão muito bacana!

A via oferece algumas proteções em móvel, com um início levemente positivo, lances técnicos, com proteções distantes durante todo o trajeto e partes quebradiças, principalmente um pouco antes do crux na terceira cordada...
Quem me guiou na maior pressão nesta escalada foi o escalador Magnus Gut., que já conhecia bem a linha toda. Mandou muuuito bem!

Segundo o conquistador da via, Eliseu Frechou, a via foi aberta na época em que seu companheiro de conquista, Márcio Bruno, ainda usava calças coloridas de lycra!! rsrs
(Em breve conseguirei uma fotita desse momento histórico da escalada brasileira.. hehe)

Já no cume, encontramos 3 companheiros de Brasília que malhavam uns boulders dos quais uma queda muito ampla para trás pode significar um vôo Ana Chata abaixo...

Sendo assim, o segurador de corpo merece uma segurança de corpo também, ou uma ancoragem... Siniiissstro, mas muuuito legal!



A salvos, seguimos para a via 'Assunto Pendente', 9a de quatro chapas, na face da Ana Chata que dá vista para Campos de Jordão.
Após algumas tentativas no crux boulderístico, consegui isolá-lo! Aproveito para agradecer ao amigo escalador Márcio Rosa que me passou os betas dos movimentos!

Resumindo, o lance requer equilíbrio e potência para realizar a chamada em um reglete aberto com a mão esquerda e um abauladin bem ruim com a mão direita, rumo a um reglete razoável longe para a direita!
O pé esquerdo fica numa saliência de 'me'#%$*', meio alto, e o pé direito eu deixei solto.

Entre a seleção musical do momento, tive 'Crash into me', que me concedeu bons ânimos para 'crash into the far hold'... hehehe!
(Aliás, clipezinho mmuito 'viagem' desta música do Dave Matthews no You tube:www.youtube.com/watch?v=oQ_Nf7yGxbc)

Dia perfeito de escalada em comemoração ao meu aniversário de 35 aninhos, ocorrido dois dias antes!

Enquanto isso, estava o conquistador dessas duas vias - Justiçeiros e Assunto Pendente, Eliseu, escalando a via Parque dos Dinossauros, na bunda do Baú, dividindo as cordadas com o campeão brasileiro César Grosso e com o MB!

Acompanhe essa escalada do trio no blog do Cesinha:http://cesargrosso.wordpress.com...

Aproveite para saber o que é Espectro de Broken, hahaha, um fenômeno da natureza formado no céu durante o sábado, visualizado e registrado pelo trio no fim de tarde no Baú!
Não vi a formação, mas parece que ela estava lá...

No domingo, cansados do 'dia' anterior, fizemos a via Electra, clássica via de 4º/V grau, com 7 cordadas na Ana Chata, aberta em 1989 por Eliseu Frechou, Paulo Tarso e Beth Frechou... todos usando quichutes! Histórico também!

Escalamos esta via em 3 pessoas, praticamente toda 'em simultâneo'... Eu, o Alex Gessner e o Magnus... Muuuuito alto astral a linha toda!


O Mag, que já conhecia bem a via, guiou as 4 primeiras cordadas e o Alex teve o deleite de guiar um lindo pedaço inteiramente em móvel, cordada que começa em um platô abençoado por uma árvore no meio da parede e segue por uma fenda alucinante... Pegas enoormes! Delícia de cordada...
Via bem relax, principalmente para quem está escalando no 'meinho' como eu!!!
(Essa via dá pra guiar na boa, meninas!!!)

Enquanto isso, outra fera estava apavorando em São Bento do Sapúcaí nesta Páscoa!

Andre Berezoski, o Belê, mandou nesta sexta-feira santa seu projeto de boulder, um V 14 batizado de "Dia SAnto"! Presente de aniversário mais do que merecido para esse irmão de escalada que completa hoje 32 anos!
Múltiplos Parabéns Belê!!!
Confira o relato dessa cadena em:
http://www.bele.com.br/noticias_view.php?noticia_id=28

Ao que parece, ressurreição acontece realmente, não é mesmo?
Afinal, essa Páscoa foi marcada por realizações que renovaram nossas energias, nos deram mais forças para seguir com muita pressão e motivação!

Após a luta e a dor durante uma escalada, que todos renasçam e enxerguem lindos espectros da natureza pelo caminho! hehehe

Para fechar a postagem da semana, para quem nunca leu, aí vai a lenda dos 3 irmãos - Monte Barão, Ana Chata e Silvané!

"A lenda dos três irmãos – O castigo de um pecado:
“MONTE BARÃO chamava-se o irmão mais velho, que possuía uma força de vontade muito grande, sacrificava sua mocidade em louvor a um Deus sempre presente, em seu coração puro”.

ANA e SILVANÉ eram suas irmãs e o acompanhavam em sua crença. ANA era baixa, feia e rústica, mas uma pessoa simples e devotada a uma vida santificada, por estas características foi apelidada de ANA CHATA.

SILVANÉ era bela, exuberante, formosa e vaidosa. Passava horas se contemplando no reflexo das águas dos lagos...

Foi nesta vaidade, que Lúcifer encontrou uma brecha para atacar o reduto de fé, formado por MONTE BARÃO e ANA CHATA.

Numa tarde retornando de uma feliz caçada, MONTE BARÃO encontrou Silvané tão meiga e linda, e se perturbou intimamente a ponto de passar a noite toda meditando. Em questão de horas, sua aparência mudou e seus cabelos envelheceram, tamanho o conflito que enfrentava. Gigante em sua fé viu-se reduzido ao mais mesquinho dos seres humanos, estava apaixonado por sua irmã.

Ao amanhecer, MONTE BARÃO e ANA CHATA tiveram uma visão: Se os irmãos se tocassem como homem e mulher, se transformariam em pedras, e aconteceu!

Neste momento a natureza, ofendida em sua pureza, reagiu tornando o dia em noite, o céu se fechou em meio a raios e relâmpagos.

Na alvorada do dia seguinte a paisagem da floresta estava mudada, os três irmãos se transformaram em pedras mantendo suas características físicas; ANA CHATA se transformou num rochedo rústico e mais baixo que seus irmãos, SILVANÉ (BAUZINHO) manteve suas formas provocantes e traiçoeiras, MONTE BARÃO forte e imponente, continua unido ao seu máximo pecado numa eterna oração de amor...”

Boas escaladas, com amor, paz, saúde e realizações a todos!

Um comentário:

Maurício "ToNTo" Clauzet disse...

Feliz Niver atrasado enton!
Buenas ToNTo

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget