Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 6 de abril de 2009

SÓLIDAxS ILUSÕExS em SALINAxS...

Olás!

Abrindo o post da semana com Ilusão da Marisa Monte com Julieta Venegas pra sonorizar!!! Parceria feminina muito boa também!


A semana que passou foi marcada por um re-início e pela realização de mais um sonho!
Re-início pois, mesmo não tendo parado de escalar durante os 3 primeiros meses de 2009, decidi definitivamente competir no World Games em julho na China. (Apoios são sempre bem vindos... Claro!)

Tenho que transformar essa 'ilusão' em algo 'sólido'... hehe... Não dá pra deixar passar, tendo tudo pago em um evento como esse, em um continente asiático!
Agradeço a todos que tem se proposto a ajudar!

Para isso, re-iniciei meus treinos oficiais escalando algumas vias à vista na Casa de Pedra Perdizes e Casa de Pedra Morumbi, visando perceber melhor uma evolução de performance daqui a 3 meses. (Oxalá! rsrsr)

Já a realização de um sonho se deve à minha ida à Salinas, no Rio de Janeiro, na semana do meu aniversário!

Meu primeiro desejo em conhecer esse paraíso do montanhismo surgiu exatamente há um ano atrás, com o convite dos queridos Bito Meyer e karina Filgueiras para escalar a Face Leste do Pico Maior.
Por inúmeras razões, não realizamos esta trip juntos ainda.

Porém, neste final de semana que passou, finalmente respirei os ares, senti os receios e comecei a perceber as escaladas de Salinas, acompanhada de montanhistas que me mostraram um pouco mais dessa 'face' do montanhismo tradicional, me guiando em um 'simples E3', levemente molhado, rumo ao cume do Capacete!

No sábado, a intenção era de fato escalar a Face Leste do Pico Maior, escalada planejada com o montanhista Boris Flegr.

Após uma noite um pouco chuvosa e um início de manhã sem chuva, toda a turma alojada no refúgio do Sérgio Tartari encontrou-se às 6 hs para o café da manhã.. E toca falar sobre o erro da maioria dos sites de previsão do tempo que não preveram chuva e sobre as possibilidades de escalada do dia, uma vez que a neblina densa cobria completamente os 3 picos e o Capacete...(tem um mooooonte de rocha atrás dessa parte branca na foto abaixo...)


Levados pela premissa de que "a desistência da escalada só acontece na base da parede", a maioria partiu com pensamento positivo, considerando que, no mínimo, o dia renderia uma boa caminhada e diversão.

Após 1 hora e 40 minutos de caminhada íngreme, lá estava eu tocando as primeiras agarras encharcadas da 'Leste', no Pico Maior (ô início mais positivo e liso sôr!) ...condição molhada que já prevíamos após percorrer a trilha com a folhagem cada vez mais úmida!


Pôxa!... De fato eu não acreditava que não escalaria em Salinas desta vez!

Conformados, partimos para mais um pouco de caminhada para que eu conhecesse o Vale dos Deuses (com um toque de névoas interessante neste dia!)...


Sem chances de escalar, voltamos para o abrigo para acompanhar os preparativos do aniversário do montanhista Dex, festerê que aconteceu algumas horas mais tarde, com o delicioso rodízio de pizza caseira do Casal TArtari. Um luuuxo!


Entre uma rodada e outra, dá-lhe conversa de montanhista, uma vez que, além de tudo, entre nós estava um grande contador de histórias - mais um vez, Waldecy Lucena, autor do já citado aqui "Histórias do Montanhismo no RJ"... (GAnhei um exemplar! hehe.. só faltou autografar, né Wal!!!)

Sem prever uma melhora de tempo, fomos dormir, felizes simplesmente por estar lá reunidos naquele lugar que lembra muito a energia do Complexo do Baú em São Paulo!

E eis que, no domingo, fomos presenteados com um dia de sol iluminando os 3 picos e o Capacete da forma mais limpa que se pode almejar! (Tostando inclusive minhas costas!)

Conforme planejado anteriormente, partimos rumo à via Solidas Ilusões, no Capacete... Nesta escalada, todo o carboidrato consumido na noite anterior foi certamente consumido...

Esta via fora aberta por Carlos Ribeiro Filho e Marcello Ramos em 1988 e até pouco tempo atrás era um E5... Isso até o próprio RAmos, anos após a abertura, entrar na via e considerar a belíssima linha um tanto quanto restrita...

Sendo assim, ele concedeu algumas outras proteções à linha para que mais escaladores pudessem usufruir de Sólidas Ilusões rumo ao cume... Ainda assim, a via é um E3, V, com o toque de uma cordada mais esportiva localizada em um maravilhoso diedro lá pela 10ª cordada!

Mesmo cansadona após as cordadas anteriores, fiquei em êxtase com a beleza dos movimentos deste diedro, concedendo-nos lindos movimentos de oposição graças à uma fenda abaixo dele, com o toque de uma chapeleta brilhando bem no crux rumo à virada!

Sem contar as boas risadas durante a escalada dividida com mais 4 companheiros pra lá de alto astral conhecidos como Misters Show, Play, Leaozinho e Brócolis que imitavam minha gíria paulixsssta... "Ô mêu... "

Sendo assim... eu entrei na onda carioca do "Qualé merrrrmão!?"... (Tudo bem, dei a cara pra bater com esse vídeozinho abaixo...rsrs...Pode apedrejar que de pedra eu gosto!)
video
SÓLIDAxS ILUSÕExS: D3,Vº, E3, 11 esticões, 450 metros.

O cume, finalmente, estava magnífico... não existe outra palavra!
Valeu demais!

Melhor ainda foi saber que a linha de rapél para descer do CApacete (fazer o que né?) seria em outra linha mais curta, obrigando-me a apenas 2 rapéis e meio.
(O rapél do CApacete costuma ser pela via Sérgio Jacob - 150m).

Mais informações sobre Salinas em http://www.viacrux.net/salinas/Index/00InfoSalinas/index.htm# ...
E sobre livros de montanha em: http://www.montanhar.com.br

Alma alimentada pela escalada e pelos seres presentes, a semana me aguarda com mais treinos, trabalho e, como sempre, muito otimismo...

A Face Leste ficou para uma próxima... Quem sabe, realizarei mais esse simples desejo dividindo a cordada com os meus primeiros incentivadores Bito, Karina, e quem mais quiser estar lá!

Boas escaladas a todos, com muita paz e realizações!
beijos, Jan

5 comentários:

Bernardo disse...

...

muito bom.... finalmente conheceu aquele lugar magigo....

Hilton ! disse...

Fala Janine!!!

Publiquei lá no AltaMontanha!

Bjo!

Dex disse...

ihiiiiii

kamoooooooooooooooooon!!!!!!

Dex disse...

Outro detalhe, Janine. COloquei o seu blog como "favoritos" no blog do Zona de Impacto. www.blogdozona.com.br

bjs

dex

Alvaro Alvares disse...

Muito show essa escalada.

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget