Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

sábado, 23 de maio de 2009

Escalada e mandarim...

Ni hao (你好)

Eis acima a primeira palavra que aprendi em Mandarim, dialeto falado na República Popular da China, que em português significa Olá!.

Rumo às cidades de Xining e Kaohsiung, estou me preparando não só para enfrentar as vias dos campeonatos, como para me comunicar com o povo local, uma vez que cruzarei algumas cidades onde 'sabe-se lá' quem falará inglês!

Fuçando pela internet para pesquisar o básico sobre o dialeto do país, me deparei com alguns sites com a proposta de Cursos Online...

Foi em um desses que, antes de aprender a dizer 'Olá', dei boas gargalhadas com as diferentes entonações que uma palavra possui, narradas em um dos 'Online Mandarin Courses' ... http://www.chineselearnonline.com/lesson-002-complete/pt/

No curso do dia oferecido no link acima, pude 'pescar' algumas palavras básicas como 'eu', 'ele', 'obrigada', 'tchau', 'como ele está?'...
...Ou seja, nada que tenha me ajudado muito na comunicação em caso de eu estar perdida!
:-0

Confesso que andei brincando de pronunciar palavras em chinês, e que foi preciso conter o riso para emplacar nessa iniciação... Porém, nada como uma musiquinha chinesa ao fundo para aclimatar e concentrar...

Eis mais um vídeo online que pode ajudar a quem se interessar pelo básico do mandarim: http://www.youtube.com/watch?v=ASgMJjOmE8Q

A cada dia me divirto mais com a infinidade de informações úteis, inúteis, engraçadas e esquisitas que encontramos na Internet!

Entre o conteúdo útil (considerando meu contexto rumo à 2 campeonatos na China em julho), encontrei esta semana o blog de um brasileiro que viajou pela China em 2005 e postou infos de grande valia...

O viajante cita em seu blog, inclusive, a dificuldade de se comunicar com os chineses por causa da pronúncia e das palavras umas parecidas com a outras... Afff!

Aproveito para transcrever um trecho por ele escrito, contendo uma informação consideravelmente bizarra, que até então eu desconhecia:

"As cidades que vi na China eram limpas, mas tenho uma má notícia: os próximos donos do mundo escarram toda hora e em tudo que é lugar. Vão se preparando pra tomar umas catarradas, porque eles e as catarradas vem aí.

Aliás, sabe como você sabe que esta em Hong Kong e não na China?
Quando voce vê os cartazes dizendo que há multas de HK$ 1500 pra quem escarrar na rua. É como se eles dissessem "isto nao é a China".
Mesmo tendo voltado pra China, Hong Kong é uma cidade mundial. Tem indianos, africanos, europeus, gente de todo lado. Eu adorei Hong Kong. Aqueles restaurantes, as ruas estreitas cheias de luminosos e os prédios enormes, muito legal.

Confiram a postagem completa do viajante através do link

http://www.iconica.com.br/alex/2005/03/nova-zelandia-hong-kong-china.html

Hilário, inacreditável, curioso e cultural ao mesmo tempo, não é mesmo? (Permitam-me dizer 'Sem Noção', enquanto ainda estou no Brasil!!!)
AGora, mais do que nunca, não posso esquecer de colocar meu anorak na mochila ... rs

Tenho fé de que as atletas da escalada na China não possuem esse costume 'finérrimo'... Depois eu conto!

Por hora, literalmente 'finérrima' tenho que estar eu até o final de junho para otimizar todo meu treino e melhorar minha performance no Campeonato Mundial, que contará com todos os países federados do mundo, unidos para atingir o sonho olímpico.

Segundo o site da Câmara Brasil-China, "o projeto da parede artificial de escalada para o campeonato mundial desse ano é único e combina características étnicas e conceitos artísticos modernos".
Confira a matéria completa em: http://www.cbcde.org.br/home/noticias_detalhe.asp?paCodNoticia=2896

Para finalizar e inspirar, aí vai uma música instrumental chinesa... Muito legal esse videozinho!



Boas escaladas!
(Alguém sabe como se fala escalada em mandarim, por favor?)
Tai Tien Ni

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget