Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 14 de setembro de 2009

Desafio North Face ... pernada de 33 km!

----------------------------------------------------------------------------
+ Divulgados os filmes que concorrerão ao BANFF 2009
http://www.filmesdemontanha.com.br/mostra2009.htm
+ Adventure Sports Fair perdendo a essÊncia...
+ Palestra: Introspecção, Desafio, Superação e Comunhão no Montanhismo
+ Felipe Pikuira em 6º lugar no europeu juvenil....
-------------------------------------------

Olás!

Meu final de semana foi marcado pela força de muitos atletas presentes na corrida da North FAce ao lado do ultra-maratonista Dean Karnazes!

A convite da marca, participei do trecho inicial proposto, largando da Frutaria SP (Hélio Pelegrino), realizando a clássica volta externa do PArque do Ibirapuera (treininho básico de corrida, cuidado com as raízes durante a noite... hehe!!!) e mais alguns trechos internos...



Dali, seguimos rumo ao Parque da Independência, com a beleza de seu paisagismo e de sua construção iluminada durante a noite surpreendendo DEan.

Seguimos correndo para o parque da Aclimação...

Confesso que as descidas neste trecho foram o 'crux' para mim, pois meus joelhinhos envoltos por uma musculatura leve voltada à performance na escalada esportiva começaram a reclamar!

Porém, como um pouco de dor já estava na minha planilha, toquei firme e forte até chegar ao Mercado Municipal e concluir os 33 km, comemorando ao lado do meu pai essa cadena! heheh

Já meu pai, também ultra-maratonista que me motiva a correr desde meus 15 anos de idade, somou a esses 33 km mais 44 km no dia seguinte, partindo do Parque Alfredo Volpi até a chegada do desafio no Shopping Morumbi...

Ou seja, o Cardosão fez 3 cordadas, ops, pernadas desse desafio, totalizando 77 km dos 152 km percorridos por Dean em São Paulo em 24 horas. Super orgulho do meu paizão!!!

Mesmo com 3 costelas quebradas após uma queda em uma corrida de montanha, DEan seguiu firme motivando cada turma dividida pelos diferentes trechos.
Confira detalhes desse desafio em:
http://www.thenorthface.com.br/desafio24horas/

Quando as costelas do Dean melhorarem, é minha vez de convidá-lo para uma escaladinha.... hehehe

Valeu a energia positiva galera!!!
E falando em energia, confiram atitudes sustentáveis da North FAce acessando a página:
http://www.thenorthface.com.br/sustenta.html

Enquanto isso, rolou mais uma edição da Adventure Sports FAir no Pavilhão da Imigrantes...

Durante minhas visitas à feira, percebi que esse evento de aventura está cada vez mais perdendo sua identidade, mas procura manter-se vivo a todo custo.
Poucos estandes remetem ao montanhismo puro e às atividades outdoor, ou pelo menos à essência que me atrai....

Em contra-partida, gostaria de destacar mais uma vez o trabalho da equipe da revista Aventura& Ação, que este mês traz uma lindíssima edição comemorativa de seus 11 anos.
A revista é super completa, e além do espírito das atividades ao ar livre, aprofunda-se a cada edição em assuntos ambientais, com uma política sustentável hiper consciente.

Desde seu lançamento, acompanho cada edição da revista que ao longo desses anos foi sofrendo adaptações para oferecer um conteúdo, lay-out e imagem à altura da natureza.

Sua evolução é incrível, com páginas recheadas de destinos e informações produzidas em campo com muito carinho e dedicação.

Me orgulho em fazer parte de uma equipe de colaboradores que trabalha antes de tudo por paixão!
Parabéns ao Ricardo Contel, editor da A&A, e a todos os participantes de mais essa bela edição!

Outra presença (entre outras) que mantém o espírito dos esportes de aventura na feira ASF é a ABETA (Associação Brasileira de Ecoturismo e Aventura) que realiza um trabalho sério em pró da realização consciente e segura de esportes de aventura.

A convite da Associação, realizei a palestra: "Introspecção, Desafio, Superação e Comunhão no Montanhismo, com foco na escalada esportiva", tema que desenvolvi inspirada nos paralelos que enxergo entre os desafios encontrados em qualquer tipo de escalada e desafios da vida.
Obrigada a todos os presentes por dividirem comigo esse momento!

Minha impressão final desse evento (que deveria motivar ainda mais a galera a praticar atividades de aventura) é que, resumindo, ele não faz o visitante 'mergulhar' na essência dos esportes outdoor...

Algumas coisas bacanas ainda fazem parte da feira, como as conhecidas atividades de aventura para crianças que ao menos remetem ao espírito de aventura, principalmente se reparmos nos olhares de pura paixão dos pequenos durante a prática...
Porém, muita coisa tem que mudar.

Curiosamente, 'introspecção', 'desafio', 'superação' e 'comunhão' são palavras que estão longe de serem vivenciadas no ambiente da feira, principalmente se levarmos em conta que o barulho dos micro-fones ecoando dos diversos estandes é o caminho inverso do que nos leva a praticar atividades de aventura.
Definitivamente, não é esse o espírito...

Ou seja, a feira está cada vez mais perdendo sua identidade por isso continua morrendo... Essa é minha visão, também percebida por outros colegas do montanhismo.

Sendo assim, a 'Adventure Sports Fair' também tem que encarar o desafio de mudar para melhor e se superar!!! hehehe

"Mais do que produzir petróleo, temos que produzir energia..."

E cada um de nós tem um papel importante nessa produção de energia, realizando um trabalho com união e crença em nossos ideais...

Afinal, não há dinheiro que pague quando se perde a essência, não é mesmo!?

E o atleta brasileiro Felipe Camargo continua na Europa acreditando na sua força e nos seus sonhos e desta vez conquistou a 6ª colocação para o Brasil no Campeonato Europeu Juvenil realizado em Munich, Alemanha!

Além de participar pelo Brasil em um evento 'teoricamente' fechado para os europeus, Felipe ainda ficou entre os melhores de sua categoria!!! Show!!
Confiram entrevista bacana no blog: http://www.blogdescalada.blogspot.com
Resultados completos em: http://www.ifsc-climbing.org

E já foram divulgadas as produções selecionadas para o Festival de filmes de Montanha deste ano!!!
O evento do ano passado foi demais, e o sucesso deve se repetir esse ano!

Escalada durante o dia nas lindas paredes do Rio de Janeiro e cinema à noite!
Confira a seleção em:
http://www.altamontanha.com/colunas.asp?NewsID=1691

ONDE: Cinema Odeon Petrobras - Cinelândia - Rio de Janeiro
DATA: 23 A 25 DE OUTUBRO
SESSÕES: 19h e 21h

Mais detalhes em breve!

Força a todos e ótimas aventuras,
Janine

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget