Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 28 de setembro de 2009

'LIFE SKILLS' em Itatiaia

Link com fotos desta vivência!!!
http://picasaweb.google.com.br/fernandozara/StNicolas
Aconteceu na última semana mais uma viagem do programa 'Life Skills' do Colégio Saint Nicholas, organizada e realizada pela Treehouse em Itatiaia.

Durante 3 dias, nossa equipe esteve em contato com 28 crianças e alguns professores, todos vivendo momentos de doação e muita responsabilidade, trabalhando valores como respeito, união, cooperação e independência, expandindo assim a zona de conforto em meio às belezas deste incrível Parque Nacional.

Programas como esse, realizado com o colégio Saint Nicholas, visam aprofundar valores humanos dos alunos diante de desafios na montanha que facilitam uma visão mais clara sobre a grandeza da vida, colocando em prática ainda a responsabilidade social e ambiental.

Nesta vivência, em conjunto com uma equipe iluminada, atuei como facilitadora, orientando os alunos na montagem de barracas do acampamento (realizado no Alsene), auxiliando-os no preparo das refeições, limpeza do ambiente, na segurança durante as trilhas e escaladas das Prateleiras e Morro do Camelo, na navegação e trilha para a Pedra Furada, além de avaliar a prática da língua inglesa do grupo.

Apesar do cansaço, foi mais uma bela experiência de comunhão e aprendizado, proporcionando momentos de muitas descobertas a cada serzinho presente.

O clima do primeiro dia estava encoberto, um pouco chuvoso e frio, o que fez com que os alunos superassem, logo de cara, essa barreira durante as trilhas e tentativas de escaladas e rapel.

Em meio a tudo isso, o preparo dos jantares foi um dos pontos altos para muitos, que após alimentarem-se, foram divididos em grupos para realizar a limpeza.

O processo de escalaminhada das Prateleiras começou às 6:30 hs do dia seguinte, após uma noite bem fria, com uma prática de Yoga no topo de uma colina, em um dia azul e ensolarado acima das nuvens.


A prática ajudou a despertar a turma, com exercicios de saudação ao sol e alongamento, deixando o grupo ainda mais centrado para encarar os desafios do dia.


O pico das Prateleiras está situado a 2548 metros de altitude e requer uma perfeita logística de segurança e técnicas verticais, principalmente tratando-se de um grupo grande de alunos.

Por trás de cada olhar, muitas vezes amendrontado e cansado, jovens de 12 a 13 anos ampliavam seus horizontes, transmitindo um brilho especial e único que me encantava a cada lance.

Em muitos desses alunos, de alguma forma, eu 'via' a mim mesma...

...E poder guiá-los por um caminho que eu acredito é algo que não tem preço.

Em alguns, o medo e o cansaço encobria e freava um potencial enorme inerente à toda alma, sedenta apenas por uma ajuda, por uma 'mão' e uma 'palavra' para se reerguer.

E assim, nossa 'mão' estava lá, com muito carinho.

Em cada movimento e dificuldade, em cada proteção e manifestação, em cada conversa e silêncio na trilha, em cada mosquetão e cadeirinha conferidos, em cada dica na escalada, novas penas eram reveladas para se voar mais alto.

Antes das 14 hs estavámos no Jardim Suspenso, atingindo, enfim, o cume às 14:30 hs!!!

Parabéns aos alunos e professores pelo comprometimento.


Obrigada pela confiança e pela comunhão em mais essa vivência.

“Coragem é resistência ao medo, domínio do medo, e não ausência do medo.” (Mark Twain).

E que todas as flores continuem a ser regadas...

Saudades enormes de todos e até a próxima queridos!


Namastê,
Janine

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget