Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 8 de março de 2010

Invasão da escalada feminina 2010

Female Climbing Invasion 2010 - Brazil


Preview:
+ TRAVESSIA DOS OLHOS - Pedra da Gávea, Rio de Janeiro
+ AS LACAS TAMBEM AMAM 2, a guiada - Pão de Açucar, Rio de Janeiro

+ APOIO BOREAL - "A 1ª sapatilha agente nunca esquece!" : http://casadepedraescalada.blogspot.com/2009/11/sapatilhas-boreal-na-casa-de-pedra.html
+ CAMPEONATO MUNDIAL 2012
----------------------------------------------------------------------------------
(Fotos a seguir: Bernardo Collares e Rosita Belinky)

Olás!
A cada dia que passa sinto que o ano de 2010 torna-se mais frutífero no que diz respeito à escalada feminina... Espero que todas as companheiras dessa filosofia de vida sintam o mesmo...

No 1º mês desse ano, minha paixão pelo esporte foi estampada no calendário Garotas Dedos Fritos 2010 com mais 11 escaladoras ilustrando os meses seguintes, todas concedendo forças a um projeto que em 2011 deve agregar novas companheiras de todo Brasil!
Confiram divertido making of em:
http://calendariogdf2010.blogspot.com/

Unhas pintadas, rímel para erguer o olhar e enfeitar essa nossa 'janela da alma', cremes, necessáires, um universo feminino de cores, cuidados e combinações que variam de mulher para mulher, peculiaridades que destacam-se conforme cada cultura, personalidade e realidade de vida.

Porém, a força maior de todas nós não está jamais nesses detalhes superficiais encantadores...
Com rímel ou sem rímel, precisamos escalar, evoluir, crescer e compartilhar...

E assim, reunindo tamanha complexidade, mais de 112 escaladoras estiveram presentes este final de semana na Invasão Feminina da Urca, no Rio de Janeiro, em comemoração a mais um dia internacional da mulher!


Confesso que quase perdi esse encontro este ano, tentada a encontrar a tchurma nas falésias de Minas Gerais...
Mas eis que a querida Rosita Belinky me dá um alô virtual de última hora, pilhando para irmos para o tal evento no Rio!

"Booora"... Logo contactei a super Adriana Mello, organizadora da Invasão, para reservar uma camisetinha do meu tamanho!


Sendo assim, um grupo maior compôs a delegação paulista de escalada esse ano, representando Sampa...

Unidas na cidade maravilhosa nesse dia estivemos Jussara Nery, Rosita Belinky, Kali Amaral, Samantha Chu, Fernanda Bortoleto, Neusa Vedovato e eu!

Mais bacana do que isso será reunir ainda mais mulheres em 2011, em comemoração à nossa 'raça' (hehehe), nesse incrível centro urbano de escalada!

No Rio de Janeiro, só um final de semana já garante a diversão, principalmente se não chover!

Felizmente, nestes dois dias que antecederam o Dia Internacional da Mulher, São Pedro segurou suas águas, 'desaguando' com força apenas no sábado à noite...

Durante o dia, o clima permitiu-me uma rápida escaladinha em algumas vias esportivas na Barrinha, lugar perfeito para esse estilo, com algumas das vias mais fortes e de resistência do estado.

Na sequência, partimos rumo à Pedra da Gávea, para uma escalada mais tradicional pela Travessia dos Olhos , com um visual aéreo marcado por um dia cada vez mais nublado...

Quem ainda não teve o prazer de realizar essa escalada e quiser experimentar um mix de vias esportivas seguidas de uma tradicional linda, adianto que a caminhada que sai da falésia da Barrinha até a base da travessia dura cerca de uma hora e meia subindo! (Ai meus gambitos!)... E depois tem que descer né!?
Boa brincadeira para o dia todo, por isso não esqueçam do lanche reforçado!

Para os escaladores que estiverem mais tranquilos quanto à escalada na Gávea e quiserem curtir apenas um trekking bacana, vale a pena realizar a caminhada até seu cume... Uma deslumbrante vista de toda cidade do Rio de Janeiro a qual finalmente tive o prazer de desfrutar!


Link interessante sobre a Pedra da Gávea em: http://montanha.bio.br/gavea_new.htm

Guiada pelo amigo Bernardo Collares, presidente da FEMERJ (Federação de Montanhismo do Estado do Rio de Janeiro - http://www.femerj.org/), entramos na travessia por volta das 13 hs e fizemos boa parte dela 'em simultâneo' (quando os dois escalam ao mesmo tempo)...

Eis mais uma escalada que, apesar de fácil, tende a oferecer algumas escoriaçoes ao participante no caso de uma queda, já que ela é quase toda na transversal!

Sendo assim, toquei cuidadosamente e finalizamos em uma hora essa escalada linda!

Após uma caminhada final, chegamos ao cume e encontramos com o Silvério Nery, presidente da FEMESP (Federação de Montanhismo do Estado de São Paulo -http://www.femesp.org/) e a Sam Chu, e curtimos uma vibe 100%!


No dia seguinte, rumamos cedinho para a Urca para o encontro da Invasão Feminina 2010... http://companhiadaescalada.com.br/escaladas/escaladas.htm


Enquanto as companheiras paulistas Rosita e Kali entravam na via "M2", e a Shu escalava a "Arca de Noé" (acima) - ambas na Babilônia, parti para um replay da sequência que emenda na "As lacas também amam", no Totem do PÃO DE AÇUCAR, escalada reportada há um ano aqui...(http://www.janinecardoso.com/2009/03/as-lacas-tambem-amam-just-fest.html)


Com a diferença de que este ano meu coração pulsava um desejo em realizá-la guiando...


E assim, dei asas a este impulso... E foi uma delícia!

Parabéns aos conquitadores Sérgio Poyares, Alexandre Portela e Sérgio Tartari, e obrigada ao Bernardo pela parceria e pelas fotos!
Valeu mulherada...
Parabéns a todas nós!

Como parte importante destas minhas escaladas, destaco também minha nova parceirinha ACE, sapatilha da BOREAL, que mais uma vez comprovou sua performance aderindo a cada pezinho carioca apresentado a ela... Menina Impecável!

Agradeço ainda à CASA DE PEDRA, que importa oficialmente a marca para o Brasil.

Fico muito feliz com essa parceira, não somente pela qualidade do produto, como principalmente pela ACE ter sido minha primeira sapatilha, em 1994, durante uma viagem à França, antes mesmo de eu escalar!

A dica na época foi do meu irmão Alê Cardoso que me motivou a comprar o material e começar a praticar a escalada!
Valeu 'brodinho' !!

Até então, o modelo era verdinho, e confesso que os símbolos de baralho desenhados na sapata foi o que mais me cativou... hehehe

Hoje, após 16 anos, minha visão para escolhas mudou um pouquinho... E ainda assim, estou super realizada com minha Boreal!

Pessoalmente, escolhi a ACE por ela ser uma sapatilha para todo terreno, ideal para vias longas, clássicas e de aderência...
http://www.casadepedra.com.br/loja/category/50

Já na hora dos boulderecos ou das vias mais esportivas, o modelo FALCON é uma melhor pedida por sua maior sensibilidade e maleabilidade...

Seja qual for o estilo, que esse ano permita muitas escaladas a todos nós, sempre de forma 'iluminada'!

Me despeço desta postagem com um vídeo de apresentação do espetáculo da escalada esportiva de competição, produzido pela Federação Francesa...

Enquanto a França visa Paris como sede do Campeonato Mundial em 2012, dirigentes nacionais temtam megociar com o COB para que a escalada entre como apresentação nas Olimpíadas de 2016 no Rio... Estamos na torcida!
Mais infos no site da Federação Internacional (IFSC), Federação Francesa - http://www.ffme.fr/, ou no http://blogdescalada.blogspot.com.


Ótimas aventuras a todos...

Namastê,
Janine

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget