Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

domingo, 28 de novembro de 2010

Brasileirão e Lapa do Seu Antão - MINAS


Photos by Luis Alves 'Chumbão': http://www.fotoblocos.blogspot.com/
---------------------------------------------------------------------------------

Ois!
O campeonato brasileiro de escalada (que rolou este ano em etapa única na cidade de Belo Horizonte) foi mais uma experiência emocionante para mim...

Voltando à escalada nesse último mês após o Hipertensão, eu não poderia deixar de prestigiar esse evento realizado com tanto empenho e carinho pela galera da Rokaz em conjunto com a CBME (Confederação Brasileira de Montanhismo e Escalada).

Por isso, com o incentivo da minha parceira The North Face fui participar do campeonato com muito gosto, experimentando vias montadas pelo André Berezoski que geraram uma vibe super positiva do público presente e um puta tesão de escalar nos atletas.

(Abaixo: na via classificatória, 7c)
http://www.fotoblocos.blogspot.com/

(Abaixo: leitura da via final feminina)


(Abaixo: na final feminina, 8a/b)


No Máster feminino, após completar as vias eliminatória e final, e ir para a super final com a Thais Makino (que também completou as duas vias), entrei traquila na final masculina (cotada em 9c).

Os lances do início exigiram bastante potência de mim, por isso, a cada movimento fui me superando, respirando muito, tentando manter a calma a cada agarra dominada, buscando me encaixar em algum descanso para progredir com funcionalidade...

Me conectei com a via de uma forma incrível e senti muito prazer em escalá-la!
A cada respirada entre os lances eu me sentia melhor, recuperando e chegando bem à alçona do teto, onde pude descansar bem e lembrar que o tempo não estava parado, apesar de eu me sentir em uma outra dimensão quando escalo...

De lá de cima então, perguntei ao juiz o tempo restante:
" 1 minuto e meio"

Esse era o tempo para tocar os lances do teto, descansar mais um pouco para progredir nos lances finais.

Toquei assim para os lances do teto com confiança, encaixando bem o calcanhar em uma agarra do módulo, mas ao tentar alcançar uma agarra na saída do teto, mandei um dead-point para segurá-la, achando que era uma agarra mais abauloada, (mas tinha um buraco mais embaixo nela)... Juntando isso à saída do meu calcanhar direito, lá fui eu pra galera!! hehe

A Thais Makino fluiu bem durante a via, fazendo uso da sua força boulderística, experiência e calma durante a escalada. Com isso, ela ultrapassou o teto rapidamente, dominou essa agarra do buraco e caiu na próxima agarra, levando assim, o título brasileiro de 2010!


(Acima: Pódium feminino)
http://www.fotoblocos.blogspot.com/


Com tudo isso, fiquei bem feliz por ter participado de mais um campeonato e realizado uma super final emocionante.

Este é um ano de novas sensações para mim ...
Entre elas, o alívio por ter encarado sem medos um brasileiro em que eu não estava na minha melhor forma após uns 2 meses sem escalar e felicidade em participar mesmo sem o 1º lugar.

Parabéns Thais... Vitória merecida com muita perseverança, talento e paixão!

Parabéns ao carioca Eric Telles pelo título do ano no masculino, após também ter ido para uma super final alucinante com o mineiro Jean Ouriques, superando-o no 10a adaptado pelo Belê.

(Acima: pódium máster masculino)
http://www.fotoblocos.blogspot.com/

São grandes vencedores também todos os competidores iniciantes e amadores deste brasileirão, compondo a grande maioria dos 105 participantes!

Sem dúvida, foi mais um Campeonato marcante (com direito à massagem para os atletas :-)), muito bem organizado pela Rokaz. Confira mais detalhes em:
http://www.rokazblog.blogspot.com

Agradeço a receptividade de toda a mineirada, em especial do Yan Ouriques e de sua esposa Renata que me receberam com 'tudibão', incluindo pãozinho caseiro integral, do jeitinho que eu gosto!
Bão dimais sôoo!
---------------------------------------------------------------------------

LAPA do SEU ANTÃO

No dia seguinte, o povo se movimentou pra dar uma escaladinha na Lapa do Seu Antão, point incrível de calcário localizado a uns 60 km de BH, com escaladas arborizadas, bem fresquinhas messsm, super protegidas e com um trabalho de manejo bacana mantido com muita dedicação e cuidado.
Chegar ao topo das vias e ver dois mosquetões fixos é uma evolução esportiva... Parabéns galera...
Confira croquis e o trabalho realizado por lá em:
http://revistag3.blogspot.com/

Além da beleza do lugar, tem muita via em diversos setores distribuídos pelas caverninhas!
Dei um pega na via Ás de Espadas, motivada pela Fabíola e pela Marcella... 8b/c difícil de avistar, mas no segundo 'pegue', a viazinha saiu...
Olha parte da sequência dela aí abaixo:




Com segurança e uma energia pra lá de boa da Patty Mattos (escaladora carioca também 'das antigas'.. hehe), entrei em uma via que me impressionou pelo teto enorme, linha recém aberta pelo Felipe Belisário, ao que tudo indica, entre 8c e 9b.

A linha fica do lado direito da ÁS de Espadas, e é tijolante por atravessar o tetinho, seguir por quase toda a aresta do teto, com boas doses de calcanhar, tensão corporal e resista...
Quem sabe na próxima visita essa belezura não sai...


Como sempre, o astral da comunidade de escaladores presente na base do campeonato e na rocha faz toda a diferença...
Foi muito show compartilhar tentativas, conquistas e histórias com essa turma!

Valeu demais galera!
Um obrigada especial à Patty e a seu marido Chumbão pelo envio das fotos!!

Ótimas escaladas a todos e até a próxima!
Beijão,
Janine

2 comentários:

Patricia disse...

Jan, o post ficou alucinante!!
...e aquele teto...que maravilha!!
Parabéns pelo Campeonato, vc foi super guerreira (característica sua). Parabéns tb pela cadena do Ás de Espadas (1ª cadena feminina, segundo a galera local) e pelo teto que vc encarou corajosamente!!
Muito show!!
Vlw pelas boas risadas!! Não terminanmos ainda heim! A conversa ficou pendente!! heheh
Bjão,
Patty e Chumbão.

Marcella disse...

Poxa, Janine... muito bacana mesmo o post.
Primeiro, parabéns pelo campeonato, claro, e depois, ficamos muito felizes em receber você na Lapa. Seja sempre bem vinda e obrigada pela força! É muito bom ver o reconhecimento da galera que visita a Lapa, vê e incentiva nossos trabalhos. Volta logo! beijão
Marcella

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget