Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

RedBull Psicobloc no 'Paraíso do Talhado'

Após a matéria de reconhecimento realizada para o programa Esporte Espetacular há duas semanas no Nordeste, é hora de voltar para o Paraíso do Talhado e conferir duas referências mundiais de Psicobloc nas águas do Cânion do Rio São Francisco.

Os irmãos espanhóis Iker e Eneko Pou se juntam a alguns atletas brasileiros no Riacho do Talhado, em Alagoas e Sergipe, para a primeira edição do Red Bull Psicobloc no país.

Nos dias 19 e 20 de fevereiro, as falésias de arenito que margeiam o Rio São Francisco na região chamada Paraíso do Talhado, serão palco da primeira edição brasileira deste evento pioneiro em escalada solo sobre águas profundas. A programação inclui uma competição em formato inédito, a exploração de novas vias e a confraternização entre atletas da escalada esportiva brasileira com os dois gringos.

“O maior desafio no primeiro contato com o psicobloc é reconhecer que seu condicionamento ou força não são suficientes se você não for capaz de usar a cabeça a seu favor”, define Eneko Pou, reconhecendo que o fator psicológico é o principal diferencial da escalada sem corda ou proteções.
Com isso, uma de minhas buscas é melhorar o 'psico' para desfrutar ainda mais dessa modalidade incrível!

Segundo um dos conquistadores dos Psicoblocs no local “O Talhado abriga alguns dos psicoblocs mais exigentes que fizemos até hoje. Lá, além de realizar movimentos complexos da escalada, o atleta precisa de resistência para testar algumas agarras antes de continuar, pois o arenito é bem sensível e quebradiço”, analisa Felipe Dallorto, que também foi o responsável por indicar os seis escaladores convidados.

Em 2008, por iniciativa de Iker e Eneko Pou, Mallorca recebeu a primeira edição do Red Bull Psicobloc. Os espanhóis convidaram alguns dos melhores escaladores europeus e, guiados por atletas locais, exploraram por sete dias algumas das principais vias nas costas rochosas do arquipélago a bordo de um veleiro.

Em setembro de 2010, na segunda edição do evento, os irmãos Pou estiveram na Represa de Prado, em Tolima (Colômbia, foto abaixo), onde ministraram clínicas para escaladores locais e realizaram o primeiro campeonato da modalidade.

O próximo final de semana marca a chegada do Red Bull Psicobloc ao Brasil, país visto como de grande potencial para escalada em falésias sobre a água, devido à abundância de rios e costões marítimos. No primeiro dia (19), os seis escaladores convidados poderão explorar os setores do Talhado acompanhados por Iker Pou, Eneko Pou, Felipe Dallorto e Flavia dos Anjos. No domingo (20), eles 'medirão forças' (ai ai ai) em uma competição em formato inédito. Os irmãos Pou serão os juízes do campeonato.

Participantes:
Felipe Camargo (SP), Janine Cardoso (SP), César Grosso (SP), Lucas Marques (RJ), Ralf Côrtes (RJ) e Cauí Cunha (PE).

Parceria: THE NORTH FACE BRASIL

Confira o vídeo com Highlights sobre o evento pelo mundo:
http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=E3vc9X6NZg8


C´mon!!!

Ótimas escaladas a todos!

Janine Cardoso

Um comentário:

Patricia disse...

Caraca!
Isso tinha que ter transmissão ao vivo!!
Muuuuuito maneiro!!
Boa sorte à todos!
Bjo,
Patty Mattos.

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget