Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

quarta-feira, 31 de agosto de 2011

BPO + Itamonte Climbing Festival

+ REalização da Fenda do Maluf (Extension,9b)- Visual das Águas, SP
--------------------------------------------------------------------------------

BPO - Bosque das Paredes Ocultas - é um point de escalada esportiva descoberto em 2008, pelo escalador local Rogério Juninho, situado no município de Queluz, SP, na estrada que segue para a Garganta do Registro, pertinho de Itatiaia.

E após informações sobre o estilo de escalada por ali, pesquisa e conversas sobre as opções de vias - download croqui em: http://rocktripresende.blogspot.com/2010/07/guia-de-escaladas-bpo-bosque-das.html e olho no mapa para definir a rota precisa para chegar ao local desde Sampa - , lá fomos nós, um grupo de escaladores fanáticos de Sampa, conhecer mais esse setor nacional...

E lá fui eu, empolgada no final de semana, ao lado dos escaladores:
Renato Passos (obrigada pela hospitalidade e estadia Dona Carminha :-) !!!), Edu Felício (kmon!), Frank Fukunari (super driver 'escamoso' - valeu a carona de volta!), Flávio 'Massa' (lov.u), Bizu 'Trota Mundo' (postagem bacana da escaladora Tânia falando com carinho sobre esse querido em: http://tanianamontanha.wordpress.com/), Michel Ferreira (obrigada pelas fotos, mais uma vez!) e Rafinha Takahace ('mascote' monstrinho do grupo).

Finais de semana como esse no BPO são muito valiosos, pois além de testarmos nossa força e técnica em vias esportivas desconhecidas (destaque para a Gravidade Zero, 8b com uma movimentação de crux muito peculiar, realizada por quase todos do grupo, Kmon), percorremos as redondezas contemplando a beleza da parte Alta da Serra da Mantiqueira desde a cidade de Pouso Alto, admirando as Agulhas Negras e todos os belos picos da região até a entrada do KM 15 da BR 354, de onde sai estradinha para esse point de escalada esportiva.

Fotos by Michel Ferreira

Além disso, poder escalar em lugares novos ao lado dos amigos, e ainda conhecer novas pessoas, é algo que alimenta a alma, invoca ainda mais a liberdade e ao mesmo tempo, permite um apego por momentos preciosos, como um cafézinho na base da rocha feito no fogareiro, no friozinho da montanha, antes e depois de uma bela escalada!
Isso para mim é VIDA.

Durante as idas e vindas de nossas escaladas nessa trip, passamos pela bela Itamonte, única cidade no mundo inserida em 3 Unidades de Conservação (Parque Nacional de Itatiaia, Parque Estadual da Serra do Papagaio e APA da Mantiqueira), onde na volta devorávamos nosso merecido 'PF' após o duríssimo 'trabalho' do dia!

Nossos desfrutes e realizações de escalada nesse final de semana, dentre as mais de 30 vias do BPO entre V e 9b, foram as vias Gravidade Zero (8b), 39(8b), Fala Presidente (8a), Dez Mandamentos (8b), Lapônia (7b), Tampa de Pão (7a) e Blood Head (7a).

Abaixo, Michelito na imperdível via Gravidade Zero (Foto by Massa)
Olha o beta do joelho aí, gente!!!

Abaixo, Massa e eu na Dez Mandamentos, 8a - via curta e grossa, com viradinha safada!


Após os oitavos, demos ainda alguns 'pegas' na via Aresta Vento Ventania, 9a concentrado que requer físico e dedos inteiros para atingir a cadena, sendo melhor malhar no início e não no final de trip, como viemos a descobrir, rs.

Abaixo, Renato na Aresta Vento Ventania


Destaque para o nosso caçula Rafinha, que apavorou na Aresta e por pouco não levou a cadena pra casa...
Ahhh, garoto... Exorcisando tudo &*%$*#.. rs...
Confira postagem do Juliano Magalhães falando sobre a conquista de alguns 'brinquedinhos' do BPO: http://rocktripresende.blogspot.com/2009/10/novas-vias-no-bpo.html.

De volta a Itamonte, a cidade receberá nos dias 16, 17 e 18 de setembro, um CLIMBING FESTIVAL - programação em: http://picus.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=37&Itemid=52

O evento tem o intuito de reunir os amantes das atividades outdoor com o tema "Venha Falar Sobre as Montanhas ", além de estimular a galera a se reunir nessa região fantástica.

As inscrições estão abertas e os participantes receberão uma camisa do evento (100 participantes), um folder/ croqui de escalada, terão direito a uma área para camping na sede do evento, além de palestras e show da banda "Merders Band" na noite de sábado e durante o campeonato de escalada no domingo. (A inscrição para participar do Desafio de boulder sobe para R$ 45,00).

O campeonato será no formato de festival, com boulders abertos pelo route setter Anderson Gouveia para as categorias infantil, juvenil, feminino livre e máster.

Informações completas em: http://www.picus.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=29&Itemid=49

Mais uma ótima oportunidade de mesclar escalada em rocha, encontrar novas pessoas, viajar pelas montanhas e compartilhar tudo isso com os amigos, não é mesmo?!

FENDA DO MALUF - VISUAL DAS ÁGUAS, SP
E pra fechar mais um final de semana com chave de ouro, nada como um bate volta rápido até o Visual das Águas, pra curtir o visual, sair de Sampa, sentir a rocha e conseguir realizar mais uma linha clássica na casa dos nonos.

Após 6 entradas para trabalhar sua 2ª parte, saiu a cadena da Fenda do Maluf (9b) com a pele dos dedos nova para encarar seus regletes, descansando no final da 1ª parte (8a), me encaixando super bem na entrada do crux para costurar e tocar pra cima até o final... Com motivação, cumplicidade e equipagem do Massa, ficou ainda mais fácil! Kmon!

Valeu THE NORTH FACE BRASIL, mais um ano de parceria, com muito esporte, motivação, viagens e natureza selvagem - http://www.thenorthface.com.br/2010/atletas.html

Ótimas escaladas a todos!!

beijo,
Janine Cardoso

Um comentário:

Felipe Guimarães disse...

Oi Janine, estamos aguardando sua inscrição para a Desafio de Boulder durante o CLIMBING FESTIVAL.

Tudo de bom e de belo.
Felipe Guimarães

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget