Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Oficinas de Aventura e Eventos de Escalada

+ Impressões das Oficinas - Adventure Sports Fair
+ AVENTURAS URBANAS - Oficinas de Escalada, Skate, Le Parkeur, Street Ball, com todas as modalidades adaptadas também
+ FESTIVAL DE ITAJUBÁ
+ SP Open de Boulder
Fotos by Carla Formanek :-)
--------------------------------------------------------------------------------
Olá amigos!

Mais uma 'Adventure Sports Fair' (ASF) aconteceu em São Paulo, movimentando a comunidade atraída e movida pela aventura, este ano com a realização das OFICINAS DE AVENTURA da Aventura&Ação, um sucesso no Pavilhão da Bienal.

Quem pôde participar de alguma forma, seja como palestrante, seja como visitante deste espaço na feira, sentiu um pouco da energia positiva que move cada aventureiro pelo mundo, seja qual for a modalidade.

Apesar do ambiente de uma 'feira' não ter nada a ver com o ambiente real pelo qual nos apaixonamos nas montanhas, mares, rios e ares, as Oficinas reuniram a cada 45 minutos apaixonados pelo tema 'aventura', que traziam ao público e a si mesmos memórias e registros de momentos mágicos vividos, semeando aqui e ali as belezas de cada esporte de natureza.

E sobre essa palavra 'aventura', tão utilizada por simplificar um sentimento comum a praticantes dos mais diversos esportes ao ar livre, abraço uma das definições que acredito RESUMÍ-LA bem, a qual incluí na minha apresentação no Adventure Congress na Feira, ao falar sobre o Cenário da Escalada Feminina no Brasil como prática de 'aventura' (+ superação + maternidade + trabalho + responsabilidade socio-ambiental e a tentativa de manter uma vida equilibrada em São Paulo):

“Aventurar-se é alguém que utilizando seus próprios meios, após um planejamento consciente, em uma data adequada, vai para
algum lugar que se quer explorar e conhecer, no qual o INCÓGNITO, a imprevisibilidade, a surpresa da descoberta, a contemplação e o aprendizado da cultura local tenham lugar. Imaginando um período de retorno, trazendo de volta o conhecimento e a experiência como um crescimento pessoal em todos os sentidos.”


Além disso, em cada apresentação das Oficinas de Aventura - palestras rápidas e técnicas sobre diversas modalidades e práticas outdoor, podíamos perceber no olhar, no sorriso, nas expressões, nas palavras, nas fotografias e imagens em geral dos 'aventureiros', todos os aspectos citados na definição acima (e muito mais!!), permitindo-nos usar a palavra referida como um manifestar verbal do que sentimos e vivemos.

Cada um de nós está em busca de aventuras na vida, e em qualquer feito, ficamos encantados com descobertas, sejam elas do tamanho e proporções que forem...

Por isso, foi um prazer enorme viver 4 dias re-descobrindo algumas pessoas que, de alguma forma, compartilhavam o mesmo sentimento que me mantém até hoje praticando escalada, levando-me mais uma vez a falar sobre a escalada esportiva ao lado dos temas:

- Fotografia de aventura com André Dib e seu olhar incrivelmente sensível, resultando em registros fotográficos de emocionar;
- Carol Emboava com seu jeitinho meigo, divertido, prático e dedicado na hora de elaborar e organizar um cardápio para camping e expedições;
- Kátia Esteves com suas revelações inspiradoras sobre peregrinações;
- Christian Fuchs trazendo de maneira leve e descontraída a canoagem oceânica rumo a paisanges divinas;
- Meu chefe, amigo, guerreiro, paraquedista e recém papai Ricardo Contel falando com paixão sobre o universo do paraquedismo;
- Claudia Faria e Gustavo Silvano emocionando com imagens e legendas que traduzem todo montanhista, envolvendo todas suas modalidades, com um relato maravilhoso sobre a conquista do Maior monolito do Brasil - Pedra da AGulha - Pancas, ES
- Filippo Croso falando sobre o trabalho de educação experencial desenvolvido em escolas, visando apresentar aos jovens, desde cedo, a filosofia de ser um montanhista
- O Léo do Haka Race falando sobre as origens das Corridas de Aventura, equipamentos necessários e realidades desta modalidade;


As oficinas, em conjunto, superaram expectativas!
De certa forma, foi uma aventura cheia de descobertas para quem organizou também... rsrs.. já que este foi o primeiro ano das Oficinas na Feira...
VALEU A TODOS!

AVENTURAS URBANAS
Com esta mesma consciência de introduzir com naturalidade os esportes de aventura à sociedade brasileira, o INSTITUTO ASAS, em co-participação com o INSTITUTO ESPORTE E EDUCAÇÃO (IEE) e a Prefeitura de São Paulo, lançará no próximo sábado, dia 20 de agosto, as Oficinas do Programa AVENTURAS URBANAS, que contará com as modalidades Escalada, Skate, Le Parkeur, Street Ball, trazendo todas essas modalidades adaptadas também.

Em São Paulo, haverão cadeiras de rodas para todos os CEU´s, onde ocorrerão as Oficinas (Cidade Dutra, Casa Blanca, Aricanduva e Pêra-Marmelo).


Confira mais informações na Comunidade do Instituto Asas no Facebook: https://www.facebook.com/institutoasas

FESTIVAL DE MONTANHA DO SUL DE MINAS - Itajubá

No mesmo final de semana, dias 19, 20 e 21 de agosto, acontece mais um FESTIVAL DE MONTANHA em ITAJUBÁ....

Quem tiver a oportunidade de estar por lá, será apresentado um novo setor de escalada na Pedra da Piedade!
O evento marcará ainda a apresentação da Pedra do Raio, novas vias do Pedrão de Pedralva e novas esportivas da Pedra do Frade.

Programação completa no site: www.cmi.org.br

Itajubá... Ai que vontade que dá de ficar por lá.. rs...
Muuuita via linda e desafiadora!
Porém, este ano, estarei presente na Inaguração do AVENTURAS URBANAS, montando desafios de boulder e prestigiando essa iniciativa em Sampa!

SP OPEN DE BOULDER

Falando em Sampa, eventos e boulder, no próximo mês vai rolar o SP OPEN DE BOULDER no dia 17 de setembro, no Memorial da América Latina.

Horários: Escolar - das 9h às 12h
Intermediário e Master- às 13 hs
As 40 primeiras inscrições receberão um Super Chalk 200gr da 4Climb!!

Mais infos em e inscrições em:> http://www.apee.com.br

É isso aí, galera...
Muita energia positiva, paz, aventura, consciência e evolução a todos nós!

Beijo e até a próxima,
Janine Cardoso

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget