Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

segunda-feira, 19 de setembro de 2011

Climbing Festivals + X Terra Ilha Bela

+ Resultados do Festival em Itamonte
+ Abertura da Temporada de Pernambuco
+ X Terra The North Face
+ Sumba Boulder
+  Petzl Rock Trip
+ Psicobloc em Minas no Esporte Espetacular
+ Novo vídeo do RedBull Psicobloc no Nordeste
 -------------------------------------------------------------------------------
Olá turma!

O mês está recheado de eventos da escalada e nesse mundaréo de festivais, optei por voltar à Itamonte nesse final de semana para conhecer a Falésia do Olho do Gato no sábado de manhã, dar mais um pulinho no BPO durante a tarde (postagem sobre BPO em: http://www.janinecardoso.com/2011/08/bpo-itamonte-climbing-festival.html) e de quebra, no domingo, participar do I Climbing Festival de Itamonte.

Ao lado dos escaladores Massa, Branco e Renato Passos subimos uma bela trilha por 30 minutos rumo ao novo point da região, e lá encontramos o organizador do evento Felipe Guimarães que nos apresentou melhor as conquistas e potencial do lugar.

Minha ideia inicial era apenas ver os 'brothers' escalando, conhecer o 'Olho do Gato' e estar ali com a comunidade, preparando mais um belo cafezinho na base da parede, em um lugar novo.

Contudo, 'num me aguentei sôr' e experimentei 'de leve' uma das poucas vias esportivas abertas no local - a Pérola Negra.

Em um consenso entre os escaladores presentes que experimentaram a via,  concluímos se tratar de um novo 9a/9b, com uma movimentação explosiva no início e movimentos super bonitos em bidedos mais para cima.

O Complexo Olho do Gato está localizado a 1.489 metros, no Bairro Fazenda Velha em Itamonte, MG, em uma propriedade particular, e por enquanto oferece cerca de 15 vias que variam entre o V e X grau.

Durante a trilha para subir à falésia, existem também alguns boulders com base muito boa. O local ainda tem muito a ser explorado e segundo Felipe, muita coisa será finalizada ainda.

No domingão, parte do meu grupo voltou ao BPO, Resende, para malhar mais uma esportivas na sombrinha, e eu parti para o Festival de boulder em Itamonte, após um dedo de prosa pra lá de bom com Dona Carminha, que mais uma vez nos abrigou em sua casa!

Como este foi o primeiro ano de festival de Escalada em Itamonte, a organização vivenciou a ralação que é organizar um campeonato, aprendeu sobre a logística necessária para melhorar um evento que já conta com ótimos parceiros este ano, e assim, poderá se preparar melhor para receber a comunidade no próximo ano, ficando ligados em  prazos para finalização da estrutura da parede e parte técnica do festival.

Parabéns ao casal Taiana e Felipe Guimarães pela inciativa e empolgação.  Foi um grande prazer conhecê-los!!

No corre-corre para finalização do muro, o route-setter Anderson Gouveia trabalhou duro nos boulders para a criançada, um monte delas colocando pressão por 2 horas nos desafios propostos. É muito bacana e especial ver essa turminha reunida e empolgada desse jeito desde cedo!

Posteriormente, foi a vez da categoria máster fazer força por 3 horas do desafio.
E lá estava eu, ao lado de outras escaladoras 'muito sangue nozóio', mais uma vez, encarando a estrada e os boulderecos...hehe ... Valeu meninas!


Os boulders estavam bem bacanas... A meu ver, carentes de uma agarra bônus para medir melhor a ascenção de cada um, sendo um ponto a melhorar para o próximo ano.

Além disso, as condições de segurança para abrigar as quedas, com mais crash-pads potentes,  segundo a organização, também devem melhorar para o próximo ano.

Falando em quedas, após completar à vista um dos boulderes, me preparando para 'desescalar', a última agarra quebrou e eu cai lá de cima inesperadamente....
Felizmente, caí em um crash-pad o mais firme possível na rapidez do 'movimento', mas mesmo assim, senti uma pressão no tornozelo e percebi um pequeno inchaço local ...
Já pensei... "Po%$#*... Isso é boulder..."

Nem metade do festival havia se passado, e eu já estava com um trauma de boulder - pequeno no pé e um pouco maior na mente...

Enquanto praguejava mais um pouco, GELO no tornozelo e voltei para os desafios... Contudo, se eu já tinha receio de cair de boulders justamente por não poder controlar tão bem as quedas como nas vias, imagina depois dessa!

De qualquer forma, escalei até o último segundo do festival que estava super animado pelo DJ Piton Head, sempre ligada em não cair em cima do pé que já estava sofrendo um pouco com as quedas...

Com isso,  fiquei em 2º lugar no desafio, com a vitória merecida da Luana Riscado do Rio de Janeiro.

A outra veterana e monstrinha dos boulderes no Brasil, Thais Makino, não participou do Climbing Festival em Itamonte nem do SP Open de Boulder, ambos realizados este final de semana, devido a uma pequena cirurgia no pé.

Enquanto isso, em Sampa, sua irmã Ana Luiza Makino levou o 1º lugar no feminino. No Masculino, Felipinho apavorou!

Já em Itamonte,  após ter vencido o SP Open de Boulder no dia anterior com grande folga (confira colocação geral do evento em: http://www.apee.com.br/), o escalador Felipe Camargo conquistou o 2º lugar no I Climbing Festival de Itamonte, que teve a vitória suada do mineiro Jean Ouriques.
Stefano 'Ligeirinho' Mastrocola ficou em 3º lugar, sempre lançando uma super vibe e uma segurança de corpo enquanto eu escalava!!! Vlw Liger!!
Colocação completa do Climbing Festival em: http://www.picus.com.br/index.php?option=com_content&view=category&layout=blog&id=29&Itemid=49

ABERTURA DA TEMPORADA DE MONTANHISMO - PERNAMBUCO
Mais um desafio que destaco este mês, é a Abertura da Temporada de Montanhismo de Pernambuco, que acontece no próximo final de semana (24 e 25/set), na cidade de Brejo Madre de Deus.

Agradeço mais uma vez ao Cauí pelo convite para participação!! Não será desta vez que conhecerei este point, mas logo logo apareço por esssas bandas!!!


Contudo, meu  próximo final de semana está há algum tempo reservado para um desafio 'off climbing' -  o X TERRA da THE NORTH FACE!

 Inscrita e empolgada desde a última etapa que rolou em agosto na Costa Verde, RJ, se meu pé estiver 'nos trinques', vamu que vamu correr 18 k de headlamp e curtir mais essa aventura em Ilha Bela!
 http://www.thenorthface.com.br/blog/?p=4361


E  de volta à escalada, no início de outubro, boa parte da comunidade terá mais um belo desafio de boulder, só que desta vez na rocha...
Vém aí o SUMBA BOULDER: http://www.sumbaboulder.blogspot.com/

Confira abaixo o vídeo deste evento realizado pela  Little Up Productions... :

Sumba Boulder 2011 from Sumba Boulder on Vimeo.

Após o Sumba Boulder, no Brasa, e algumas etapas da COPA DO MUNDO de dificuldade (lead - yeah!) na Bélgica (30 e 1/out), EUA (8 e 9/out), Jordânia (20 e 21/out) e França (28 e 29/out), vale acompanhar, mesmo que de longe, mais um lugar mundial de Escalada onde acontecerá o Petzl RocTrip 2011:  GETU VALLEY, China!
 http://www.petzl.com/en/outdoor/news/events-0/2011/05/03/petzl-roc-trip-china-26-30-october-2011-getu-valley

E falando em beleza e escalada, a galera da 4 climb esteve ao lado do Felipe Dallorto em mais um point de Psicobloc, e "Oh my god", o programa no ESPORTE ESPETACULAR ficou divertidíssimo!
Confiram em: http://4climb.com.br/blog/2011/09/19/oh-my-god-escalada-no-esporte-espetacular/

Ainda sobre Psicoblocs, recebi hoje o link do vídeo completo do REDBULL PSICOBLOC no Riacho do Talhado, filmado no 1º semestre deste ano no Nordeste...
Com narração em alemão, ficou bem legal!!
Vale a pena conferir em:
http://www.youtube.com/watch?v=auF-WSz-vog&feature=share

"Por enquanto é só, pessoal!"

 Ótimas escaladas, com força, foco e perseverança a todos!

 beijo,
Janine Cardoso

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget