Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

terça-feira, 17 de janeiro de 2012

Pele e Osso: + conquistas esportivas na rocha

- Vanilla Dura - Falésia dos Olhos
- Despertar de Ícaro - Falésia dos Olhos
- Soviética - Pedra da Divisa, Setor Comunista
- Pele e Osso - Falésia dos Olhos
- A Ignorada - em breve
------------------------------------------------------------------------

Olá!!

Após um ano de escalada voltada principalmente para a prática esportiva em rocha, minha passagem para 2012 por pouco não foi na base de uma falésia, o que também cairia muito bem já que seria cercada de amigos, natureza e amor.

Na dúvida entre conhecer a Pedra Vermelha, Passa Vinte (Minas) ou  Corupá no sul, ficamos com uma outra opção visando continuar o trabalho de abertura de vias em São Bento do Sapucaí e arredores.

O 'start' começou no pré Natal com concepção, finalização e cadena da Vanilla Dura - 9b (ver postagem anterior).

Nos dias de férias de reveillon, os escaladores Flávio 'Massa' e Edu Felício trabalharam na abertura da 'Soviética', 8b no setor Comunista na Pedra da Divisa, e na 'Despertar de Ìcaro - 8b na Falésia dos Olhos, e eu fui me empolgando em participar de novas conquistas e evoluir ainda mais na escalada esportiva em rocha.

DESPERTAR
A 'Despertar' acabou formando uma interessante TRILOGIA na Falésia dos Olhos,  que teve início com a Sonho de Ícaro (7b de fenda), continuou pela sua 1ª extensão pela 'Pesadelo de ´Icaro' - 9b e agora possui mais uma extensão/variante seguindo para um meio-termo  pela 'Despertar' - 8b de resistência espetacular!

Após o FA do Massa na 'Despertar', fiz a via em Flash, e posteriormente acompanhamos alguns voôs e cadenas dessa nova maravilha dos Olhos, que com certeza oferecerá uma sensação de liberdade e superação a cada entrada!

SOVIÉTICA
A outra nova filha dos conquistadores - a Soviética, teve o FA realizado por um de seus pais - o Edu Felício (foto acima). No mesmo dia, com sol a pino, saiu para mim sua realização à vista! Movimentação muito bonita com um final especial passando por uma pequena virada de teto, firmando seu grau - 8b.

Entre a participação em uma abertura e outra, acompanhamos mais algumas cadenas emocionantes da Vanilla Dura, repetimos a via confirmando o grau, curti dias de contemplação nos Olhos e graças à máster empolgação do Massa, me envolvi na abertura de mais um desafio de escalada esportiva em rocha, desta vez não só testando os lances e dando segurança na conquista, como também colocando a mão na massa e na furadeira para vivenciar mais essa experiência no universo da escalada.


PELE E OSSO
E finalmente, após a aquisição de chapeletas e parabolts (Valeu Paulinho pelos cliffs que vieram junto e a todos que ajudaram com sua indicação via facebook!), a nossa filha 'Pele e Osso' já está toda chapeada, devidamente sikada para manutenção de seus raros regletes, com todos seus lances liberados.

Valeu Maeda e Braga pela participação em mais essa linha desafiadora nos Olhos, localizada à esquerda da Sonho e da Despertar de Ícaro.

Conforme minhas entradas, as do Massa (abaixo), do Edu Felício, Renato Mineiro e tentativas fervorosas do Grahrinha (escalador da nova geração de Itajubá), prevemos que o grau dessa nova via ainda sem ascenções circule entre 9c e 10a, já que se trata de uma via de aproximadamente 30 metros e apresenta uma diversidade grande de movimentos que necessitam muito técnica e resistência, além da resolução de um crux explosivo e boulderístico no meio da via.



kmon Garrinha, garoto pele e osso com sangue nozóio... "é só acertar a agarra tri-dedo" e administrar a sequência final que envolve também uma agarra monodedo!

- O NOME: Pele e Osso surgiu como uma brincadeira a partir do nosso 'Projeto Cadáver', o qual envolve um desapego cada vez maior com os EXAGEROS à mesa, em pró de um corpo saudável e leve para manutenção das escaladas 'a muerte', no limite, na superação sempre!

Ao longo do projeto, levando em consideração que o dia foi de labuta na rocha,  é possível desfrutar, por exemplo,  de um belo PF no final do dia, com muita salada, um grelhado, um punhado controlado de arroz e feijão, um suco natural e até uma taça de vinho ou uma 'brejinha', finalizando com UM bombom!

Tá bom demais, hein!!

 Nem sempre é fácil  seguir o 'projeto cadáver' para ficar 'pele e osso', rsrs, e a realidade é que entre a pele e o osso de um escalador deve existir  uma musculatura sólida e funcional escondidinha para nos levar às alturas, porém, de uma forma controlada, direcionada e inteligente em pró de um desejo maior...

Inspirados em conjunto, buscando manter o bom senso,  a  longo prazo as realizações vão acontecendo e o corpo, ainda, agradece por ter sido poupado, ao menos, do esforço de digerir combustível inútil (ou pelo esforço de armazenar gordura e carregá-la no dia a dia).

Brincadeiras e batismos à parte, essa vivência de conquista serviu para eu admirar ainda mais o trabalho realizado por escaladores/conquistadores como Eliseu Frechou, entre tantos outros guerreiros das pedras que abriram as portas para que continuemos o trabalho de conquista hoje no Brasil..

Afinal, como diria Dani Andrada: "Los equipadores son los mas importantes para el desarrolo de la escalada"... kkk

A descoberta de novos lances, as divertidas opções de nomes para batizar as conquistas, e posteriormente,  a contemplação em assistir a comunidade desvendando cada lance conosco é realmente muito motivante e gratificante.

A IGNORADA
Curtindo demais me envolver em conquistas ao lado do Massa e de amigos apaixonados por essa filosofia de vida, iniciamos a conquista de mais uma via nos Olhos, que teve o olhar' insistente do escalador Júlio 'Bizu' sobre sua possibilidade.

Seguindo sua vibe, fui testar os lances iniciais, comprovando que "Si,  es possible",  contudo, muitos lances em seu meio necessitariam de um bom tratamento de sika.

Com isso, o Massa checou os lances finais também, comprovando a existência de movimentos incríveis e analisando cuidadosamente como aplicar o trabalho para preservação da linha!

E, assim, em breve, 'A Ignorada' ... rsrs...

Vlw demais a todos pela vibe e momentos compartilhados nesse início de 2012, e que venham muitas conquistas e realizações para todos nós, com entendimento, união, paz e escaladas FANÁTICAS!!

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget