Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

domingo, 18 de março de 2012

Entre um descanso e outro...

+++
+ Virose
+ Via 'Martelo de Thor': novo 10? na Falésia dos Olhos (vídeo)
+ Via Medo é servidão: novo 9a na Falésia dos Olhos
+ Brazucas no pódium do  Open de Boulder no Chile
+ Boulder Morceguinho: V6 flash, de volta ao Pontão da Fortaleza
+ IV Congresso Brasileiro de Energia Solar: de 18 a 21 de setembro
+ Palestra na I Semana Brasileira de Montanhismo: de 23/04 a 01/05

----------------------------------------------------------------------------------

Finalmente fevereiro de 2012 terminou e, desde minha última visita por aqui, parece que passou muito mais do que um mês em ritmo 'desacelerar'...

Para mim, foram semanas marcadas por um descanso forçado após algo que pareceu muito mais do que uma virose ...

No lugar das deliciosas viagens para escalar nos finais de semana, entrou exame de sangue! Essa sim, uma epopeia cansativa!

Após mais de um ano escalando intensamente na rocha, com uma temporada bem longa de escaladas na Falésia dos Olhos, incluindo a participação em algumas aberturas de vias e acompanhando novas linhas sendo abertas, a ordem foi:  " Auto, descansar!"

Na primeira semana de descanso, acompanhei de minha deliciosa rede, a finalização das vias Martelo de Thor, 10? - aberta pelo Pardal (com First Ascent dele também ... confira no vídeo abaixo), e a 'Medo é servidão', 9a aberta pelo Massa ao lado direito da 'Martelo'.
Falésia dos Olhos (Martelo de Thor 10??) from Flavio Castagnari on Vimeo.

Sem dúvida, é bem tênue a linha entre a leveza e a escalada no limite durante o ano todo versus uma vida saudável,  quando a rotina envolve trabalhos profissionais temperados com um vírus oportunista invadindo 'nossa casa'.

Praguejando semanalmente, o mês teve ares tragicômicos, que estenderam-se para muitos momentos de reflexão sobre o bem e o mal que a prática da escalada pode fazer quando não se pode praticá-la.
É meio que como amar e não poder estar junto... Talvez pior...

Em contra-partida,  tive tempo de sobra para curtir a família e paralelamente a isso, a conta de gás aumentou, preparando receitas recheadas de gengibre, batatas doces, ainda mais  pescados e comidinhas nutritivas.

Da mesma forma que um dependente químico em começo de tratamento (o que não deixa de ser meu caso com a escalada e com a endorfina), dei minhas escapadelas para a parede...

Com poucas recaídas, o descanso 'forçado' tem servido para tirar a carga que venho colocando direto em tendões e  para recuperar lesões.

Com  isso, risquei do meu ano o OPEN DE BOULDER NO CHILE, evento patrocinado pela The North Face que eu cogitava participar.

O campeonato rolou nos dias 16 e 17 de março em Santiago, Chile, e contou com a participação dos brazucas Thais Makino, Patrícia Antunes, Jean Ouriques, Cesar Grosso (Cesinha) e Felipe Camargo (Felipinho),  com alguns boulders abertos pelo brazuca André Bele Berezoski, que foi convidado como route-setter.

Cesinha apavarou, ficando em 1º lugar, seguido do admirável japonês Yuji Hirayama em 2º e Felipinho em 3º.
No feminino, a chilena Soho levou o 1º lugar, seguida da americana Alex Johnson em 2º e da brasileiraThais Makino em 3º.
Parabéns time!!

Confira mais detalhes sobre a competição no blog da Thais Makino: http://www.webventure.com.br/comunidade/blog/home/id/78

Aproveito para agradecer à equipe da TNF no Brasil, em especial à Paula Raso, ao Fabrício e à Raphaela, pelo carinho durante nosso apoio de 2 anos.

As parcerias e focos na escalada continuam em grande transição  para mim...

Totalmente voltada para escalada em rocha, entre um descanso e outro,  participei com o Massa de um vídeo institucional com a escalada como pano de fundo, filmado em um final de semana no Complexo do Baú para um empresa odontológica...
Quando o filme ficar pronto, registro por aqui.
Foi muito ensolarado e cansativo (assim como o mês todo.. hehe), mas muuuito bacana realizar esse trabalho!



Sentindo a energia voltar no último final de semana, lá fomos nós mergulhar no marzão do Pontão da Fortaleza, litoral norte de São Paulo!
Há pelo menos uns 2 anos que eu não visitava esse mini paraíso e foi revigorante!

Para escaladores fanáticos, foi realmente impossível segurar o impulso de nos pendurarmos, e nessa brincadeira, saiu para mim o boulder Morceguinho - V6, em flash.
Após algumas tentativas, saiu o bouldereco também para o Massa e para o Lucas Rocha.
Valeu a companhia durante mais essa trip: Ale karam, Elaine, Lucas Hard, Aline, Massa, Feca, Tobias e Purga!







Este período off foi bacana também para refletir sobre 'compromissos com a escalada' que possam comprometer o encanto que ela possui.

Não há dúvidas que quero continuar escalando bastante, treinando para manter minha performance, compartilhando no dia a dia aprendizados e vivências e desfrutando dessa filosofia de vida ao lado da comunidade.

Contudo, o impulso para competir já não é o mesmo.
Estou me libertando antes que algo que eu fiz por paixão a vida toda, torne-se apenas um compromisso.

Paralelamente a isso, um dos meus  projetos profissionais tem me cativado muito e dele faz parte o IV CONGRESSO BRASILEIRO DE ENERGIA SOLAR (CBENS) e V CONFERÊNCIA LATINO AMERICANA DA ISES, que acontecerá de 18 a 21 de setembro, no Mermorial da América Latina, em São Paulo: http://www.ivcbens.com.br/

O Congresso terá um enfoque científico e tecnológico, buscando integrar a comunidade brasileira e latino-americana envolvida com as diferentes utilizações da energia solar e de outras formas de energias renováveis.

A ideia é promover o intercâmbio de informações e experiências entre universidade, insitutos de pesquisa, empresas, órgãos governamentais, agentes do setor elétrico e associações civis.

Empresas interessadas em participar, favor contatar-me pelo email: janine@acquaviva.com.br.

Falando sobre eventos que reúnem a comunidade em pró de causas comuns, estarei palestrando sobre competições e sobre escalada esportiva ao lado do Belê na I SEMANA BRASILEIRA DE MONTANHISMO, que acontece de 23 de abril a 1º de maio no bairro da Urca, no Rio de Janeiro.
Assim que tiver o cronograma mais definido, divido por aqui.

Será um bom momento para dividir ideias e experiências em pró da prática saudável e consciente de qualquer atividade relacionada ao montanhismo.

Para a comunidade que já pratica o montanhismo de alguma forma, vale lembrar que os direitos à prática outdoor também serão discutidos, com questionamentos e esclarecimentos sobre a exigência de guias e autorizações.

Confira mais em: http://www.webventure.com.br/montanhismo/n/sbm-pede-apoio-da-comunidade-montanhistica-leia-nota/31118.

Site da Semana Brasileira de Montanhismo: http://www.semanademontanhismo.com.br/

É isso aí, pessoal...

Ótimas escaladas a todos nós e até lá!

Janine Cardoso

Um comentário:

Projeto Jô Bistrô disse...

Olá Janine,
Fiz umas fotos suas lá na Fortaleza.
Os links.
http://www.flickr.com/photos/joanarocha/6978016705/in/photostream

http://www.flickr.com/photos/joanarocha/6978016315/in/photostream

http://www.facebook.com/photo.php?fbid=2818293381872&set=a.2818289581777.2119684.1395006562&type=3&theater

beijos

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget