Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

Escalando com arte...

+ ARTE LITERATURA: Princípios do Sensacionismo
+ ARTE NA CASA DE PEDRA - camiseta e projeto de boulder
+ ARTE  4 CLIMB: ilustração para embalagem Chalk Bloc
+ ARTE NA ROCHA: Bazuca na Inércia
+ ARTE DA CONQUISTA: via Efeito Moral - Corujas, Pedra da Divisa
+ ARTE em VÍDEO NACIONAL: I etapa do Nacional de Boulder
+ ARTE em VÍDEO INT.: Outside the Box
+ ARTE MÚSICAL: Little boxes by Alex Schein

---------------------------------------------------------------------------------

É sempre bom poder expressar uma vivência de ESCALADA através de alguma expressão artística, não é mesmo?

São registros que divertem, integram, aproximam, emocionam e podem ser manifestados de diversas maneiras.

A variedade de movimentos na escalada, por si só, já manifesta uma expressão artísitica que, combinada a uma bela parede, à empolgação dos 'personagens' e uma bela paisagem, VOILÁ... está pintado um quadro divino com nossa alma inspirando outras almas....

E, para 'pintar essa arte'´, estou convencida de que a ferramenta mais importante é a saúde física e mental. Sem ela, somos apenas sobreviventes.  

Munidos dessa 'ferramenta essencial',  podemos colorir e florear ainda mais nosso 'ballet na vertical' utilizando outras expressões artísticas como a pintura, arte gráfica, literatura, fotografia, cinema e vídeo, música, etc...

Tudo isso é muito bom, principalmente se, de vez em quando, nós conseguimos fazer parte, na vida real, do lindo 'quadro que pintamos'.

"A arte não tem, para o artista, fim social. Tem, sim, um destino social, mas o artista nunca sabe qual ele é, porque a Natureza o oculta no labirinto dos seus desígnios. Eu explico melhor. O artista deve escrever, pintar, esculpir, sem olhar a outra coisa que ao que escreve, pinta, ou esculpe. DEVE ESCREVER SEM OLHAR PARA FORA DE SI. Por isso a arte não deve ser, propositadamente, moral nem imoral. É tão vergonhoso fazer arte moral como fazer arte imoral. Ambas as [coisas] implicam que o artista desceu a preocupar-se com a gente de lá fora...

1. Todo o objecto é uma sensação nossa.
2. Toda a arte é a conversão duma sensação em objecto.
3. Portanto, toda a arte é a conversão duma sensação numa outra sensação."
    (Fernando Pessoa, Princípios do Sensacionismo)

Fazendo uma analogia desses princípios com a escalada, vejo um encaixe perfeito em todas as esferas, vocês não acham?

  • ARTE NA CASA DE PEDRA
Inspirados por essa filosofia, promovendo a prática da escalada e eventos para motivar a comunidade, a CASA DE PEDRA e a 4 climb estão realizando 'concursos' que convidam a comunidade de escalada a pintar, desenhar, rabiscar ou, simplesmente, opinar sobre desenhos/estampas de camisetas e criação de imagens para produtos,  como embalagens de magnésio.

Quem aprecia a criatividade alheia dentro do universo da escalada, pode se divertir bastante com a variedade de desenhos e ideias que estão saindo dos participantes!
Eu tenho apreciado muito os desenhos, e, sem dúvida, vou me identificando mais com algumas propostas do que com outras...

Sobre o concurso da CASA DE PEDRA, ele selecionará uma 'arte sobre a escalada indoor com a Casa de Pedra como foco' para estampar uma das camisetas da marca (com premiação de R$ 500,00 para o 'artista' escolhido).
Segue o link do concurso, que já está bombando de desenho nas mídias sociais: http://casadepedraescalada.wordpress.com/2012/05/10/concurso-camiseta-casa-de-pedra/

Além da ARTE PARA A CAMISETA, também está rolando uma arte/criação para um BOULDER que será construído na nova loja da CASA DE PEDRA, no Itaim, bem próxima ao parque do Ibirapuera em São Paulo.

Segundo o Alê Silva, proprietário da CP, parece que "vai ser um boulderzaço. Então, se você curte escalada, desenha paredes de boulder no caderno da escola ou sonha com aquele perfil irado na sua garangem, e quer dar idéias de como se deve construir esse boulder; mande sua idéia até o final de maio para: meuboulder@casadepedra.com.br ".

A parede de Boulder da Casa de Pedra ficará aberta gratuitamente a todos os clientes cadastrados, durante o horário de funcionamento da loja. Mande um email e adquira mais informações de como escalar por lá!


  • ARTE  4CLIMB
A 4 climb também está com uma promoção bem bacana nos envolvendo na arte de seus produtos: Crie sua arte com o Chalk Block da 4climb e concorra a um Block Box!

Acesse o link da promoção e saiba como participar: http://4climb.com.br/blog/promocao/promocao-arte-do-climb/ 

  •  ARTE NA ROCHA


E falando em criar em pró da escalada, vamos ao 'Rock Climbing'.......

Estou muito feliz em voltar à rocha com disposição e saúde para viver essa delícia após 4 meses em ritmo pra lá de lento...

Fiquei empolgada nesse mês de maio com a cadena suada da via BAZUCA NA INÉRCIA no setor Corujas, Pedra da Divisa!
A conexão dessas duas vias - Bazuca e Inércia - foi realizada primeiramente pelo Edu Felício, que lançou a vibe da base para que eu realizasse esse 9a/b!

A cadena rolou de forma bem estática, aproveitando bastante cada descanso para recuperação essencial para seguir rumo aos movimentos finais da Inércia, percorrendo movimentos que eu já conhecia por ter feito a cadena das duas vias no ano passado.
Nessa variante, o diferencial da transição de vias passa também pelo final da via Exo-7.
É um belo passeio pela parede do setor!

Após 'respirar' essa mescla de bombas, foi a vez de conhecer a mais nova bomba do Setor Corujas: a EFEITO MORAL!
rsrs... Para mim, acompanhar o batismo de vias novas é diversão garantida!!

  • ARTE- CURIOSIDADE
O que são bombas de efeito moral?

Elas fazem parte dos chamados "armamentos de distração", usados quando se quer amedrontar ou incapacitar um inimigo sem matá-lo. A bomba de efeito moral propriamente dita é parecida com a granada militar comum. Quando acionada, ela inflama uma mistura química que explode com grande estrondo, normalmente espalhando uma nuvem de talco. Há também a bomba de fumaça, usada para obscurecer a visão; a flashbang, que produz um clarão que desorienta a vítima temporariamente; e a de gás lacrimogêneo, que irrita as mucosas de olhos, nariz, boca e pulmões, fazendo a pessoa espirrar, chorar e tossir fortemente. Mas, enquanto as granadas militares soltam estilhaços de metal mortíferos, as de efeito moral são feitas com um plástico que se desintegra - assim, não ferem ninguém, pelo menos em teoria.
  • ARTE DA CONQUISTA
Após essa breve teoria, a prática da escalada pela via EFEITO MORAL realmente mexeu com minha moral lá no finalzinho... hehe... ô crux safado que levou minha cadena algumas vezes no final de semana passado!

Segundo o conquistador MASSA, a via é um 8b, mas  para quem não tem uma envergadura grande (e/ou está fracota!!), me pareceu  8c...
De qualquer forma, achei essa nova via, conquistada inteiramente em SOLITÁRIO, mais um espetáculo de escalada esportiva!!

A Efeito Moral é bem negativa, passando por uma rápida movimentação em diedro antes de entrar em um negativo mais forte com uma sequência  aérea, chegando ao último crux, de pressão em regletes na vertical!

A via conta com 12 costuras (dupla parada) e está localizada do lado direito da Faixa de Gaza (8a).

Logo do lado direito da Efeito Moral, o Edu Felício também está finalizando mais uma bela bomba! Estamos ansiosos para experimentar mais essa belezura...

Por enquanto, além do investimento, as conquistas esportivas estão acontecendo com bastante frequência, empolgação e dedicação de escaladores como o Massa, Edu Felício, Felipe Belizário, Moleza, Fei, entre outros conquistadores pelo Brasil!

Quem quiser colaborar de alguma forma com o trabalho de abertura de vias, participando na aquisição de chapas, parabolts, sika, etc, entre em contato por aqui. 
Valeu e kmon!!!

E que as 'bombas' fiquem restritas aos batismos de vias e às superações pessoais! Amém.
  • ARTE em VÍDEO
Felizmente, tem muito vídeo incrível de escalada   surgindo pelo mundo, alguns mais comerciais, outros  produzidos com grande qualidade, mas apenas para divulgação de eventos.

Esse mês, a comunidade nacional tem à disposiçao mais uma edição empolgante de um vídeo da I etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder, filmado e editado pelo escalador Raphael Gibhara.

Assistindo à essa arte, deu até vontade de brincar nos boulderecos na 2ª etapa do Campeonato Brasileiro de boulder que acontecerá nos  dias 8 e 9 de junho em São Bento do Sapucaí!
Dureza é deixar as vias para isso!
De qualquer forma, vale a pena apreciar, ficou muito show: http://vimeo.com/42747838


Outro vídeo empolgante que vem por aí, com alguma feras da escalada feminina internacional como Anna Stohr, campeã mundial de boulder, e Lynn Hill, ícone internacional atemporal, é o OUTSIDE THE BOX...

Trailer DUKA!

  • ARTE MUSICAL
E já que estamos falando em 'outside the box' e diversas formas de embelezar a prática da nossa maior arte em comum - a ESCALADA - finalizo com o link para  LITLE BOXES,  musica do artista Alex Schein, que  já fez a trilha para alguns DOSAGE´s.  É um som que aprecio muito!

Vale conferir as 'lyrics', a melodia e o site!
http://alexschein.bandcamp.com/track/little-boxes

Pura AR-te...

&  Ótimas Escaladas a todos nós!
"Só é digno da liberdade, como da vida, aquele que se empenha em conquistá-la." (Goethe)

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget