Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Preparação brasileira para o mundial 2012

                           
+ JaN ON THE ROCKS: Juízo Final -9b
+ Rock KIDS' SESSION: Naomi, a mais nova baby em aclimatação
+ MÁSTER CADENA do mês: Comando Vermelho, por Felipe Camargo
+ CAMPEONATO Brasileiro de Boulder e Slackline: 3ª etapa - BH
+ MUNDIAL DE ESCALADA: Preparação brazuca, por Rapha Nishimura
----------------------------------------------------------------------------------

JUÍZO FINAL:
Taí um nome de via forte, que pede por  uma resposta corporal completa. Esta é uma daquelas vias que exige de tudo um pouco: tensão corporal, força específica, técnica, psicológico e resistência para escalada esportiva.
É uma das vias mais lindas da região de São Bento do Sapucaí, conquistada em solitário pelo  escalador Flávio 'Massa'.

Essa nova conquista na Divisa nos contemplou com algumas boas prozas com Seu Dimas (proprietário local) muito empolgado ao falar sobre o visual que possui de sua casa, assistindo a tchurma despencar da 'nova' via. Tudo isso é muito bacana!

É importante lembrar a importância em manter o respeito absoluto ao frequentar os setores da Divisa, pois, além de tudo, o Sr. Dimas é muito receptivo sempre... Sem contar que seus morangos são incrivelmetne deliciosos!!!

"É, Sr. Dimas. Aquela aresta com o povo pendurado é a Juízo Final, prontinha para ser escalada!"




Apesar de imponente, a Juízo ficou bem segura, com seus crux bem protegidos. Mesmo assim, não deixou de ser aérea.

Após alguns dias de trabalho de fixação de proteções, limpeza e sikagem das agarras mais preciosas, chegou a hora de experimentar a nova maravilha do Corujas.

A 1ª entrada intimida um pouco, mas ao mesmo tempo, arrebata pela beleza de seus movimentos atléticos e suas quedas no vazio.

PRIMEIRAS ASCENSÕES
No 1º final de semana que a via estava liberada para ser testada, ela já teve sua primeira ascensão realizada pelo Rafael Takahace de São Paulo, com 9b como grau sugerido.

Na sequência, os escaladores Edu Felício e Otavio Bernardes também realizaram sua cadena, confirmando o grau.

E, enfim, "Hoje é dia de Juízo Final", disse seu conquistador para mim, em uma combinação de brincadeira e seriedade, sabendo que meu foco naquele dia estava totalmente voltado para  esta escalada, com o mínimo possível de quedas.

Além de querer muito escalá-la, eu precisava fazer jus a essa foto linda, realizada pelo conquistador na minha  minha 1ª entrada na via...rs...


E a cadena veio  na 4ª entrada (após parte do penúltimmo reglete quebrar na minha mão na 3ª entrada, no dinâmico para última agarra... argggh).

Eu fiquei apaixonada pelo estilo da via, pensando em sua movimentação durante cerca de duas semanas.

Em meio a meus pensamentos 'ajuizados', mergulhei em  muito trabalho e em um final de semana escalando, mais uma vez, no setor Tetos da Pedra da Divisa com minha filha, com a amiga Andrea Gasparoni, sua filha Marina, o amigo Ralf, sua esposa Érica e a baby fofa do casal  - a Naomi!
Fotos por Andrea Gasparoni:







Além de um dia de escalada em família, fiquei super feliz em escutar o grito da cadena da Kalymaia, 8b, realizada pela Sandrinha Nakamatsu, ali do lado, no Pilar Central!
Preparação máster para as rochas de Kalymnos, não é mesmo?!

De volta à cidade e desacelerando dos treinos mais fortes, mantenho a reflexão sobre a escalada no limite como algo que me fascina!
Não tenho tido muito tempo para compartilhar feitos de companheiros pelo Brasil, mas, na medida do possível, estou conectada e me motivando também com essa vibe!!!

COMANDO VERMELHO - 8c por Felipe Camargo
Entre as realizações admiráveis, destaco a cadena do companheiro de mundial 2012, Felipe Camargo, que encadenou a via Comando Vermelho- 8c francês aberto pelo Moleza e Fei no setor PCC!
Confira o relato dessa cadena repleta de determinação no site do Pikuira: www.felipecamargo.com
´
Tenho trabalhado para colher os frutos na escalada em vias esportivas também...
Tentei, inclusive, encaixar mais uma trip para o Cipózinho antes do mundial e cogitava dar um pulo para acompanhar o brasileiro de boulder em Belo Horizonte, mas ficaria bem corrido por causa da viagem para a Europa já na próxima semana,... sem contar que a logística apressada poderia comprometer meu preparo físico e mental.

Por tudo isso, não participarei também da 3ª etapa do Campeonato Brasileiro de Boulder que rolará em BH, mas tenho certeza que o evento será um enorme sucesso,  assim como as outras etapas que rolaram na Urca, no RJ e, posteriormente, em São Bento do Sapucaí, SP.

Confira abaixo o que já rolou e o que vai rolar neste evento!

CAMPEONATO BRASILEIRO de Boulder e Slackline 2012


Chegou a hora de Belo Horizonte sediar a final do campeonato brasileiro de Boulder realizado pela Adrena Esporte e Aventura, em comemoração aos seus 10 anos de vida.

O evento rola nos dias 25 e 26 de agosto e irá acontecer no cartão postal de Belo Horizonte - a Praça do Papa. Pela primeira vez, na capital mineira, um campeonato de escalada será realizado em praça pública. A Praça do Papa fica no bairro Mangabeiras, situada ao pé da Serra do Curral, símbolo da capital mineira, a mais de 1.100m de altitude.

Os atletas Thais Makino e Felipe Camargo já garantiram uma passagem aérea para competir no mundial também, ambos na modalidade boulder, pois venceram as duas primeiras etapas do Brasileiro de boulder.


De qualquer forma, o evento promete ser mais uma oportunidade de diversão para quem aprecia a modalidade. A disputa acontece na primeira fase em um grande festival, onde todas as categorias se interagem, em um ambiente de confraternização, possibilitando assim a troca de experiências e amizades.

Como nas outras etapas desse campeonato, após o festival será realizada uma competição para a categoria máster (6 melhores classificados no festival, no feminino e masculino).

SLACKLINE

Simultaneamente à competição de escalada, na Arena SlackLine, os melhores atletas do Brasil da modalidade trickline vão travar batalhas na disputa pelo primeiro lugar do Campeonato Brasileiro de Slackline. A natureza dinâmica da fita permite com que acrobacias e manobras impressionantes sejam realizadas por quem se aventura em seus diversos e intensos balanços. Esta modalidade da Slackline se chama Trickline.

Para estruturar o Campeonato Brasileiro de Slackline, são realizadas batalhas definidas através de sorteios. Em cada batalha, o atleta tem 2 minutos regressivos para a execução de suas manobras e são avaliados pela limpeza, técnica, dificuldade e criatividade. Ao término da disputa, os árbitros se reúnem para decidir qual o atleta avança à próxima fase. Serão quatro categorias: sub-15, Amador Masculino e Feminino e Master Masculino.

Visando despertar o interesse de novos praticantes, serão realizadas oficinas e workshops para iniciantes. Para o público se divertir, será disponibilizado gratuitamente um muro de escalada e slackline.

Confira a Programação Completa acessando: http://campeonato.adrenaonline.com.br/

PREPARAÇÃO DOS ATLETAS BRASILEIROS PARA O MUNDIAL DE ESCALADA - PARIS  (mais infos sobre essa participação, na postagem anterior)

O atleta de paraclimbing brasileiro,  Raphael Nishimura, realizou algumas entrevistas comigo, com a Thais Makino e com o Pedro Nicoloso, falando sobre nossa preparação para o mundial 2012...
Valeu pelo trabalho, Rapha! Show!

Confira o texto comleto em seu blog: http://escalango.com/


Será uma emoção enorme torcer pelo paraclimbing brazuca no mundial 2012 e estar mais uma vez ao lado da Thais Makino, Felipe Camargo e Pedro Nicoloso representando o Brasil no Mundial de Escalada em Paris!
k´mon!!!!!

Transmissão ao vivo do mundial em: http://ifsc.tv/

E como faz tempo que não publico um som para sonorizar meu espaço por aqui,  aí vai um dos bons em clima de viagem...
"Hey" - banda PIXIES...



E, falando em música,  fica a dica para acessarem também a rádio 4 climb, que tá sempre tocando música de muita qualidade! - http://www.4climb.com.br/radio/



Ótimas vibrações a todos!!


2 comentários:

Henrique Desfibrila disse...

Legal Jam.
Blog está demais..
Ótimos posts, boa sorte no campeonato em nome dos Pouso Alegrenses!
Abrax
Henrique
www.desfibrila.blogspot.com.br

Henrique Desfibrila disse...

Legal Jam.
Blog está demais..
Ótimos posts, boa sorte no campeonato em nome dos Pouso Alegrenses!
Abrax
Henrique
www.desfibrila.blogspot.com.br
Não esqueça de fazer parte do blog tbm

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget