Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

quinta-feira, 4 de julho de 2013

Sutileza e conexão: elementos essenciais para a EVOLUÇÃO

+ Climb Party: Criançada 'evoluindo' na CASA DE PEDRA
+ Cadena:  EVOLUÇÃO DAS ESPÉCIES, 9c -  Olhos
+ Parceria  BEAL: corda Joker, 9.1
+ Fast Rock Trip: Gruta de  PASSA VINTE
+ Trail & Running; Tênis Electron da  LA SPORTIVA
+ Copa do Mundo: Briançon, França - 19 e 20 de julho
----------------------------------------------------------------------------------

O mês de junho é, para mim, sempre um mês de muitas comemorações, não só pelas festas juninas e término do 1º semestre escolar, como pelo aniversário da minha filhota que este ano completou 10 anos.

O 'festerê' comemorativo dessa década de vida foi na Casa de Pedra Perdizes, incluindo muita escalada para a criançada (e muitos pais descobrindo os prazeres da prática!), tiroleza, balanço, escorregas e brincadeiras ao lado de amigos e família.

Obrigada a todos os pais e amigos presentes que,  com certeza, fizeram esse dia ainda mais especial para a Manu...
Amor e gratidão que não se mede...

Taí mais um momento repleto de sutileza ao lidar com esse universo infantil no qual conexão é a chave para 'enxergar' cada criança na sua totalidade!

Sem dúvida alguma, a maternidade é  uma benção...
E nada melhor do que  dividir o universo que nos inspira ao lado de pessoas que amamos, não é mesmo?
É sempre importante lembrar e valorizar esses momentos.


Ao mesmo tempo que recordava essa data tão especial aqui nessa postagem, me dei conta que a Casa de Pedra também comemora mais um aniversário nesse mês de julho, completando 15 ANOS de muita escalada e evoluções!
PARABÉNS, CASA DE PEDRA, Alê Silva e  toda equipe pelas superações vividas nesse percurso repleto de desafios!

Paralelamente a esse universo indoor, para  deixar meu mês de junho ainda mais agitado, separei 2 dias para dar a gana na via Evolução das Espécies (9c), localizada na Falésia dos Olhos, próximo a São Bento do Sapucaí.

EVOLUÇÃO DAS ESPECÍES, 9c - Trabalho e Cadena  (fotos abaixo: por Massa e Lucas 'Hard')
Essa foi uma via pela qual que me apaixonei logo de cara!
Porém,  desde minha primeira entrada no ano passado, por diversos fatores, acabei experimentando-a esporadicamente, sem manter a devida constância.

Desde sempre percebi que a 'Evolução' exigiria de mim  foco para não 'perder a mão' na sua sequência de crux boulderístico e uma dose extra de 'sutileza'  em um lance específico.



A via está localizada logo à esquerda da clássica Sikadura, 9b, e oferece uma movimentação tranquila até sua 4ª costura que deve ser um 7b. Nesse ponto, existe uma agarra de descanso onde se pode recuperar totalmente a respiração e  partir rumo à regleira que compõe a sequência de crux.

Minha vivência com o trabalho desse crux fez com que meu corpo buscasse o encaixe e equilíbrio de forma realmente sutil, como funciona no trabalho de alguns boulders.

Após isolar toda a sequência de crux, (que ao meu ver, parece que fica entre V6 e V7 até o término rumo a um outro agarrão de descanso), resolvi abraçar um dia descanso e, finalmente,  ir tentar novamente sem dar tempo da conexão cair...rs...

Graças a essa oportunidade nesse mês tão 'movimentado',  a cadena saiu com bastante leveza, me sentindo sólida no crux, focando nos movimentos de  continuidade até o final!
Via linda demais, recomendo!!

PARCERIA BEAL/CASA DE PEDRA
Além de tudo isso, não posso esquecer de citar a leveza da corda da cadena: Beal, Joker 9.1!
Com apoio da loja Casa de Pedra, estreei minha parceria com a  Beal utilizando essa belezura,  que fez a diferença na Evolução das Espécies.

Saiba mais sobre a Joker em: http://www.casadepedra.com.br/corda-dinamica-beal-joker-91mm-1084.aspx/p


GRUTA DE PASSA VINTE, MG  (fotos por Renato Passos)
Ainda no mês de junho, a Joker foi passear comigo lá na Gruta de Passa Vinte também...

Essa foi uma trip tipo 'brinde' neste mês para mim, afinal, eu e a escaladora Laís Akamine resolvemos 'em cima da hora' (literalmente, um dia antes)  aproveitar o último final de semana para conhecer essa meca!

Nessa decisão de viagem, ponderei que, para mim,  a escalada no sábado não renderia muito porque havia treinado forte na 5ª feira.

Sendo asim, dirigi tranquilamente no sábado por quase 5 horas (incluindo um trânsito matinal na saída de Sampa) pensando em aclimatar na Gruta no final do dia e voltarmos com tudo no domingo.
Viagenzinha de carro deliciosa, por sinal!

Por lá, encontramos os máster brothers Renato Mineiro,  Juliano Magalhães, Bud e Camila, que nos auxiliaram na logística para chegar à Gruta.

Vale divulgar por aqui também que todos os betas para chegar e escalar na Gruta podem ser conferidos no Guia,  que pode ser adquirido através de download no site: http://rocktripresende.blogspot.com.br/2011/10/guia-de-escaladas-gruta-de-passa-vinte.html
Trabalho impecável do Juliano Magalhães e companhia!

A ideia era conhecer algumas vias de 8º grau (que já possuíam fama de serem fodásticas) e, caso rolasse cadena, começar a trabalhar algum 9º grau.

Nessa breve visita, saiu para mim a cadena à vista da linda Soco Inglês (7b Brasil)  que usamos como aclimatação e aquecimento na Gruta...


E, após a indicação e betas do Renato 'Mineiro', do Rodrigo 'Bud' e do Roberto Izidoro, saiu a cadena da clássica Gênesis (8c Brasil), de 3ª entrada (fotos abaixo).
Valeu demais, turma!




Vídeo da escalada da Gênesis filmado e editado pela Laís... Valeu, Lalá!!
Janine Cardoso - Gênesis 8C BR (7b+ fr) Gruta Passa Vinte from LNA on Vimeo.
Na gana e foco, a Laís também realizou a Soco Inglês de 3ª entrada (abaixo) e conheceu a Gênesis... Kmon!


'Pirei' em alguns 9ºs, como a The Glands (9a Br/9cBr),  a qual tive o prazer de dar a seg da cadena ao Renato Passos (9aBr),  a Sombra e Escuridão (9bBr),  a Goela Seca (9aBr), a Toca de Sadu (9bBr), entre tantas outras lindezas dessa gruta incrível!

A Gruta é realmente espetacular e futurista... É de abrir os horizontes, sem falar na sua beleza e imponência...
Com certeza, é um point importantíssimo para a evolução nacional que valerá muitas visitas!

Valeu Laís Akamine pela parceria nessa rápida e deliciosa 'Rock Trip', ao Mineiro pelas fotos e parceria também e Juliano pela  vibração positiva de sempre...

Nesse final de semana, pudemos presenciar ainda  os escaladores internacionais Enzo Oddo - http://enzo-oddo.fr/ e Gabriele Moroni - http://gabriele-moroni.blogspot.com.br/ abrindo e trabalhando o que deve ser um  belíssimo 8c+/9a (Fr)   localizado na Gruta de Passa Vinte!

Confira o vídeo do trabalho abaixo:

E aqui, um vídeo do Gabriele Moroni fazendo o FA da extensão da Goela Seca, cotada como 8b+ Fr:
Gabriele Moroni - Goela Seca 8b+ from Renato Passos on Vimeo.

É de cair o queixo onde a evolução pode realmente chegar!

Vamo que vamo em sua busca, da forma que der, em todos os setores e pontos da vida, combinado?

Essa semana o foco mantém-se em Sampa, para resolver trabalhos e aproveitar a companhia da minha filhota nesse friozinho julino.

Cogitei profundamente ainda em dar um pulo até o Ubtboulder 2013 -  http://www.ubtboulder.com/ no próximo  final de semana (6,7) para prestigiar o evento, encontrar a comunidade,  tentar evoluir em algum boulder, além de  curtir uma prainha!

Massss, but, porém, contudo, todavia..... rs

SERRA DO CIPÓ
... Paraíso por paraíso, evolução por evolução,  o fato é que  feriados como esse que temos em Sampa no próxima semana são valiosos para viagens mais distantes!
 Então, encaixei a Serra do Cipó e suas vias nos meus planos já há algum tempo!
(Alguém me aluga uma máquina do tempo para o mês de julho? rs)
Para completar, o Massa e alguns amigos queridos já estão por lá em uma temporada 'sabática' e não vejo a hora de encontrá-los!!!

Seja onde for, é muito envolvente e admirável estar em contato com pessoas engajadas que realmente agem para evoluir na escalada  nacional ou em qualquer desafio, e ao mesmo tempo desfrutam com pureza dessa 'filosofia de vida'...
Que o equilíbrio esteja sempre incluso em nossas vidas!

COPA DO MUNDO DE DIFICULDADE - BRIANÇON, FRANÇA
Falando em evolução, se tem um lugar onde se pode ver um monte de 'escaladores evoluídos'  juntos é em uma etapa da Copa do Mundo! rs

Até poucos dias atrás eu estava em dúvida se iria para a Europa competir na 1ª etapa do circuito de dificuldade da Copa do Mundo, que acontecerá dias 19 e 20 de julho em Briançon, França.

Porém, este ano não senti uma conexão mais forte com essa ideia.
Porém, continuo acompanhando tudo sobre os máster atletas do cenário internacional no site do IFSC: www.ifsc-climbing.org.
No site, acessando o calendário, é possível visualizar as seguintes etapas do circuito mundial!
Fiquem ligados!

Particularmente, estou mais conectada esse ano com as trips para a rocha no Brasil ao lado dos amigos brazucas, além de estar em uma fase de transição profissional e envolvidíssima com apoio à minha família após o problema de de saúde de meu pai.

Mas ano que vem, tem Mundial na Espanha e a ideia é estar lá participando!

Felizmente, a escalada tem tido seu espaço fundamental  em meus dias para encontrar o equilíbrio nessa jornada!

Para mim, as corridas e trilhas também possuem papel importante nesse caminho, e o Brasil oferece uma variedade gigantesca de destinos lindos a serem percorridos!

Nesse ponto, conto agora com a leveza e  tecnologia 'MorphoDynamic ' do tênis Electron,   que oferece um sistema de amortecimento avançado, enorme respirabilidade e conforto realmente incrível!!



Bora bora correr, então!?

Valeu a todos que estiveram comigo no trabalho da Evolução das Espécies...
Thanks especiais a:  Alê Cardoso que me acompanhou nas 1ªs entradas, dando a 'seg da equipagem, ao Felipe Ho pelas seguranças impecáveis, ao Lucas 'Hard' pelas fotos da via e companhia incrível em São Bento, ao Massa pela motivação e inspiração, e principalmente ao Adri Cardoso pela segue e vibração positiva na seg da cadena!

Agora já posso brincar e dizer que sou uma 'espécie evoluída', mesmo sabendo que, no fundo, ainda existe uma 'eternidade' para evoluir ...
Ainda bem, né!?

E, já que o mês teve 'evolução'  e revolução como tema em diversas esferas, aí vai um clip e música que acho ótimo ...
Para inspirar e motivar um pouco mais!


Saúde, superação e dignidade  a todos nós...  &
Good vibes e até agosto!

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget