Bem-Vindos! Welcome!

Este é um espaço com impressões sobre montanhismo, escalada, performance esportiva, qualidade de vida, educação, viagens e outras paixões que, desde muito cedo, alimentam minha alma.

Aqui, apresento de forma descontraída, vivências e conquistas, curiosidades e bobagens. Obrigada pela visita!

Contato profissional para:
- Consultoria e Treinamento para Escalada Esportiva
- Modelo / Dublê de Escalada
- Jornalista Esportiva
email: janinefmcardoso@gmail.com


"Diga-me e eu esquecerei. Mostre-me e me lembrarei. Envolva-me e eu compreenderei." (Confúcio)

quinta-feira, 1 de maio de 2014

Calendário Brasileiro de Escalada Esportiva

+ Tour de bloc Brasil em julho/2014
+ENEE 2014 na Chapada Diamantina
-------------------------------------------------
Olá Pessoal,
Após um mês de muita comunicação e trocas de ideias visando reestruturar o cenário da escalada esportiva de competição nacional, foi definido o Calendário do Campeonato Brasileiro 2014 - homologado pela Associação Brasileira de Escalada Esportiva - ABEE, entidade nacional reconhecida  pela Federação Internacional - IFSC, a partir deste ano.


A fundação da ABEE ocorreu no mês de março de 2014, após anos de muita labuta acompanhando (e vivendo) a realidade de atletas do Brasil e de outros países em desenvolvimento.

Após algum tempo tentando ajudar a  reformular o cenário da escalada esportiva nacional em um comitê dentro da CBME,  alguns anos analisando o cenário e conversando com Federações, dirigentes, atletas de outros países e com a comunidade nacional - levando ainda em consideração pesquisa realizada no início de 2014 indicando apoio relevante  a um novo órgão específico, chegou a hora de criar coragem para dar esse passo.

Sem dúvida,  estamos em um momento inicial e muito importante em busca de um formato mais 'ideal' (se é que existe algo perfeito na vida!!), que ajude a fortificar a 'base'.
 Contudo, sabemos 'na pele' que formar uma base sem futuro é ingrato.

Por isso, estamos trabalhando pensando nessa interação entre base e topo da pirâmide da escalada esportiva.

É importante que os destaques regionais encontrem uma estrutura mais sólida para tentar se superar em campeonatos brasileiros, oxalá em eventos internacionais, principalmente levando em consideração que, para muitos, viajar para outras cidades já requer um investimento considerável.

Pessoalmente, tive muitas oportunidades ao longo de 20 anos como atleta, podendo  alçar voos mais altos.
Mesmo assim, foi sempre uma grande luta.

Não tenho dúvida alguma em dizer que  alguns aspectos e pessoas foram determinantes para minha realização, mais ou menos nessa ordem:
-  apoio da minha família - emocional e financeiro
-  Ginásio 90 Graus
- minha paixão GENUÍNA e arrebatadora por performance, competição e superação na escalada esportiva
- Ginásio Casa de Pedra e Alexandre Silva
- minha luta e perseverança em nunca desistir e deixar de acreditar na evolução mesmo quando escutava que 'não valia à pena'
-  amigos do esporte e vibe positiva de toda comunidade de escalada
-  fé e muito trabalho através de projetos esportivos, treinos, busca por informações atualizadas e apoio de empresas.

Para muitos e, sem dúvida, para mim,   o assunto 'evolução da escalada esportiva' envolve muito sentimento, algumas histórias de bastidores, algumas discordâncias e muitas concordâncias.
Por tudo isso,  precisamos racionalizar e amadurecer muitos pontos, conscientes de que existe muita coisa para aprender  para tentar fazer melhor.

O fato é que no Brasil temos um longo e desafiador caminho pela frente, mas com certeza existe uma grande esperança e vontade de encarar essa bucha com entrega de uma maneira diferente, buscando o profissionalismo no mais curto prazo possível, em prol da promoção do esporte ESCALADA ESPORTIVA no Brasil e no Mundo. 

Como as ações para, finalmente, fundar uma nova entidade iniciaram-se no mês de março  - comunicando e convidando todos os interessados em continuar a luta juntos nessa nova 'base' batizada de ABEE - março e abril foram meses de discutir, finalizar  e registrar estatuto e modelo de trabalho em conjunto com os escaladores:

 Bianca Castro (diretora jurídica), Thais Makino (Diretora de Comunicação), Raphael Nishimura (Vice-presidente e Diretor financeiro) e Alexandre Cardoso (diretor Técnico). 

Com muita pesquisa, a ABEE nasce aberta a opiniões, parceiros e ideias que visem  reestruturar com união nosso esporte,  contando desde esse início com o apoio fundamental de pessoas para nosso conselho, como:

Neudson Aquino (designer e assistente mór de comunicação), Cesar Grosso (conselho internacional), Alexandre Silva (Conselho de SP/ Casa de Pedra), Arthur Gáspari "Xitão" (Conselho de Campinas), Camila Macedo (Conselho de Curitiba, PR/ Ginásio Campo Base), Caio Gomes (Conselho do RJ), André Berezoski (Conselho de São Bento do Sapucaí / BBloc), Yan e Jean Ouriques (Conselho de Belo Horizonte/ MG,  Ginásio Rokaz), Pedro Nicoloso (Conselho de Porto Alere, RS), Débora Hasigushi (Conselho do Rio Grande do Norte), Pedro Raphael Medeiros (Conselho de GO) e Alexandre Paranhos (parceria de Brasília - DF).

 Em breve, todas as informações de como apoiar esta causa em: www.abee.net.br
Os trabalhos estão só começando e, NOSSA!!, temos muito o que fazer, não é mesmo?

Que sigamos juntos com cada vez mais paixão, fé e coragem mútua para tentar mudar para melhor.

Acredito que nos próximos 2 a 3 meses, estarei off por aqui correndo atrás de muita coisa bacana que pode rolar para ABEE e também retomando os treinos para o Campeonato Mundial de dificuldade que rola em setembro, na cidade de Gijon.

Entre os eventos de escalada, devo participar de alguns festivais do TOUR DE BLOC - como o UBTboulder no primeiro final de semana de julho, o Festival da Pedra RAchada em Sabará (dos dias 18 a 20 de julho) e quem sabe tentar encaixar outro festival de boulder que já faz parte do  calendário deste ano. Confira:
- UBTboulder: 5 e 6 de julho
- Festival de Ouro Preto< MG: 12 e 13 de julho
- Festival da Pedra RAchada, Sabará, MG: 18 a 20 de julho (com lançamento de guia do setor)
- Festival de São Tomé das Letras: 26 e 27 de julho
- Festival Rock Cocal, Cocalzinho, Go: de 29 de julho a 3 de agosto

Certeza que quando voltar por aqui após os festivais, vai ter muito assunto para contar, mas, por hora, vamos ao trabalho e ao climbing, efetivamente, pois o tempo voa!

PARTICIPAÇÃO  NO 13º ENEE - IGATU / CHAPADA DIAMANTINA
Reabilitação e volta ao climbing

Outro assunto que me deixou motivada nesse mês de abril  (além de completar 40 anos de vida com muita saúde), foi confirmar a  consolidação rápida e efetiva do meu escafóide (fraturado no meio de fevereiro - confira postagem anterior).

Um dia depois dessa boa notícia, rumei para  a Chapada Diamantina acompanhada do máster brother e escalador Raphael Nishimura para participarmos durante o feriadão de Páscoa do 13º Encontro dos Escaladores do Nordeste - ENEE - este ano na cidade de IGATU.


                                        DEUTER Team  rumo a Igatu

Um dia inteiro de trip foi bom para que eu pudesse dar um gás na auto-fisioterapia, possibilitando escalar 'de leve' algumas vias no dia seguinte na Chapada!


Chegada, curtindo um pouco da beleza que circunda Igatu

        setor Degredo - Chapada Diamantina / foto: Ronaldo  'Nativo'

13º ENEE  - Site oficial: www.eene.com.br

O Encontro dos Escaladores do Nordeste 2014 foi sucesso total com mais de 150 inscritos e superou minhas expectativas - que já eram altas,  considerando que estávamos indo para a Chadapa!! rs



Agradeço de coração  à Vanessa e ao Raphael da  IGATU ESCALADA TREKKING pela receptividade e organização desse encontro lindo no qual tive a honra de palestrar sobre "Evolução e Performance na Escalada Esportiva Feminina".
Foi um grande prazer!



Além de desafio de boulder e vias, os participantes tiveram a oportunidade de assistir as palestras  também sobre 'Socorro em Montanha' (com Ronaldo 'Nativo'), 'Astronímia' (palestra espetacular do Fernando Munnaretto), 'Superação do Paraclimber Raphael Nishimura, sem falar nos highlines e waterlines do Gideão Melo - um show à parte!

Obrigada máster também aos escaladores Juan e à Daniela Santos (foto abaixo) pela parceria e ajuda durante os 4 dias que estivemos por lá!


Indico demais uma visita a Igatu, não só para escalar, como para caminhar e conhecer os setores paradisíacos de escalada, boulder, cachoeiras e trilhas.

                                          (Setor Degredo)

Não me aguentei e já dei minha 1ª pendurada 'fisioterápica' em um bouldereco de Igatu
                                     INCREDIBLE!

Rapha do IGATU ESCALADA TREKKING em Waterline 

                Eu e Dani Santos após dia de escalada e cachou

               Com Rapha Nishimura, parceirasso nessa trip!


Certeza que voltarei para conhecer outros setores e aproveitar ainda mais tudinho que esse pedaço espetacular do Nordeste oferece...

Valeu demais............

Vamo que vamo, mantendo com firmeza essa fase de fisioterapia para normalizar a mobilidade do punho e retomando a escalada de leve... Nada acontece por acaso! :-)

Vida Sincera e até a próxima...

Nenhum comentário:

... "Superfície azul do céu, asas em curva de dores, Fernão Capelo levanta e voa, porque voar é importante, mais que comer e viver.

Caro é pensar diferente, viver em infinitos, voar dias inteiros só aprendendo a voar. Gaivota que se preza tem de sentir as estrelas, analisar paraísos, conquistar múltiplos espaços.

Gaivota que se preza precisa buscar perfeição. Importante é olhar de frente, em uma, em dez, cem mil vidas.

... nada é limite: voa, treina, aprende, paira sobre o comum do viver.

Se o destino é o infinito, o caminho é nas alturas!"

(Fernão Capelo Gaivota)

------------------------------------------------------

"Time stand still... I'm not looking back, but I want to look around me now, see more of the people and the places that surround me now...Time stand still...Freeze this moment a little bit longer, Make each sensation a little bit stronger, Experience slips away...The innocence slips away..."

(Rush and Climbing - since 1993)

Ocorreu um erro neste gadget